Receitas

Fácil de fazer, shimeji na manteiga é ótima opção de entrada

Por Redação Doutíssima 14/05/2015

O shimeji na manteiga é um prato que pode ser uma excelente opção na hora de receber convidados em casa. Além de ser um alimento diferente do usual, ele contém um tipo de cogumelo na receita, que pode fazer muito bem para o organismo.

 

O shimeji é um cogumelo rico em proteínas e pobre em gorduras. Ou seja: além de delicioso, ainda é favorável à dieta. O shimeji na manteiga também representa uma alternativa na hora de receber amigos adeptos do cardápio vegetariano, ou para consumir em casa se você estiver pensando em adotar esse tipo de alimentação.

shimeji na manteiga

O shimeji é um tipo de cogumelo comestível rico em vitaminas, proteínas e fibras. Foto: iStock, Getty Images

Benefícios do shimeji na manteiga

Além de aguçar o paladar, o shimeji traz grandes benefícios à saúde. Uma receita com esse cogumelo é tão rica em proteínas quanto um pedaço de carne.

Basta comparar os valores: 100g de contra-filé contêm aproximadamente a mesma quantidade de proteína que 100g de shimeji. Entretanto, no filé, há 13g de lipídios, enquanto no cogumelo há apenas um grama.

Além disso, o cogumelo é fonte de vitamina B1 e outras substâncias essenciais para o bom funcionamento do organismo, como minerais e fibras. Esses nutrientes auxiliam na preservação da memória, no combate às doenças e, claro, na missão de manter uma aparência bonita e saudável, especialmente em relação à pele.

O shimeji também é aliado de quem quer perder peso, pois contém propriedades ativas que ajudam a mandar um sinal rápido de saciedade para o cérebro.

Isso significa que, após o consumo desse alimento, você não sentirá vontade de comer de novo logo depois. De quebra, seu anseio por doces e outras sobremesas calóricas também deve diminuir.

É claro que quem vai apostar na receita de shimeji precisa ter alguns cuidados. Afinal, levando em consideração todos os benefícios citados acima, ninguém vai querer anular o aspecto saudável do prato por conta da manteiga.

Apesar de saborosa, ela contém sódio e gorduras. Por isso, é fundamental ter moderação na quantidade desse produto.

 

shimeji na manteiga

Aprenda a preparar shimeji na manteiga

O shimeji na manteiga é opção de entrada ou prato principal. Se você for servir como aperitivo, é possível oferecer aos convidados também alguns chips de batata doce para acompanhar.

Já se o shimeji na manteiga for o protagonista da noite, o ideal é servir com legumes variados: cenoura, abobrinha e vagem são opções. Assim, você poderá assegurar que suas visitas vão se despedir satisfeitas.

Na hora de preparar o cogumelo, é preciso atentar para a consistência dele. De acordo com a Associação Nacional dos Produtores de Cogumelos (ANPC), o shimeji possui uma textura mais firme do que o shitake, por exemplo.

1. Receita de shimeji na manteiga

Ingredientes:

– 250 g de shimeji

– 2 colheres (sopa) de manteiga

– 4 colheres (sopa) de shoyu

– 4 colheres (sopa) de saquê

– Temperinho verde a gosto

Modo de preparo:

Inicialmente, lave o shimeji separando os talos e derreta a manteiga em uma frigideira, mantendo o fogo baixo. Com o cogumelo já seco, misture esse ingrediente na frigideira por cerca de sete minutos.

 

Depois, acrescente o shoyu e aguarde mais dois minutos para, por fim, acrescentar o saquê. Para finalizar a receita, é só misturar bem todos os ingredientes fresquinhos e jogar o temperinho verde por cima.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!