Receitas

Que tal um bolo de chocolate sem cacau? Veja como fazer

Por Redação Doutíssima 08/10/2014

Hora do café da tarde e bate aquela vontade de se deliciar com um bolo de chocolate. Mas a dieta não permite isso, e você pensa que bom que seria ter um bolo de chocolate sem cacau. Parece algo impossível,não é mesmo?

Pois a boa notícia é que dá, sim, para fazer um delicioso bolo de chocolate sem cacau. Como? Usando a alfarroba, a nova queridinha das dietas e super eficaz em substituir o chocolate de um jeito que você não vai nem perceber.

bolo-do-chocolate-sem-cacau

Aproveite o sabor do tradicional bolo de chocolate sem sair da dieta. Foto: iStock, Getty Images

Essa receita de bolo de chocolate sem cacau é fácil de fazer, leva no máximo 45 minutos e rende cerca de 16 fatias. Ficou curiosa? Então anota a receita e se delicie também.

Receita de bolo de chocolate sem cacau

Para fazer a massa serão necessários quatro ovos, meia xícara de chá de açúcar mascavo – ou de coco –, uma xícara de chá de alfarroba em pó, meia xícara de chá de óleo de coco, uma xícara de chá de água quente, duas xícaras de chá de farinha de arroz integral, uma colher de sopa de fermento em pó e canela em pó para untar a forma e, de forma opcional, pode usar também duas colheres de sopa de semente de linhaça.

Para rechear o seu bolo, uma boa opção é fazer um ganache igualmente sem cacau ou chocolate. Para isso, você irá precisar de um copo de 200ml de leite sem lactose, uma colher de chá de farinha de arroz integral e três colheres de sopa de alfarroba em pó.

Como preparar o bolo de chocolate sem cacau

Fazer o seu bolo de chocolate sem cacau é muito simples. Comece batendo os ovos juntamente com o açúcar na batedeira até dobrar o volume. Feito isso, é hora de acrescentar a alfarroba e o óleo e bater mais um pouco. Quando os ingredientes estiverem bem misturados, desligue o aparelho e então junte a farinha e a água aos poucos.

O ponto que você espera é quando a massa estiver homogênea. Quando isso acontecer, volte a ligar a batedeira em velocidade baixa. Após a massa estar consistente e bem misturada, desligue novamente e junte a linhaça e o fermento.

Com a massa pronta, basta colocar em uma forma antiaderente untada com óleo de coco e polvilhada com alfarroba ou canela em pó. O forno deve estar pré-aquecido em uma temperatura aproximada de 180 °C.

O tempo ideal para deixar assando é de cerca de 30 minutos – mas, se você preferir, pode fazer o teste do palito para se certificar do cozimento. Depois de assado, retire do forno, espere amornar e só então desenforme o bolo de chocolate sem cacau.

Para o ganache de cobertura você precisará juntar os ingredientes em uma panela antiaderente e levar ao fogo baixo mexendo bem até que tudo se desgrude do fundo. Deixe esfriar e cubra o bolo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!