Receitas

Receita de sopas: aproveite o inverno e prepare pratos quentes

Por Redação Doutíssima 13/07/2015

Chega o inverno e, junto com ele, aquela vontade de comer algo quentinho para se aquecer. Então, que tal preparar receita de sopas nutritivas e saudáveis? Afinal, não dá para descuidar com o corpo em nenhum momento e os caldinhos são excelentes aliados da boa forma.

 

São diversas as opções de ingredientes que você coloca na sua sopa, podendo agradar diferentes tipos de paladar. Geralmente com baixo valor calórico, a receita de sopas inclui principalmente legumes e vegetais, ricos em vitaminas, fibras, minerais, antioxidantes e água, que garante hidratação.

 

Todos esses benefícios são, literalmente, um prato cheio para a saúde. Mas lembre-se de consumir com moderação, afinal, tudo em excesso é prejudicial. Confira algumas opções e deixe seu corpo aquecido nas baixas temperaturas.

receita de sopas

Inverno é estação perfeita para tirar proveito dos benefícios das sopas. Foto: iStock, Getty Images

 

Benefícios da receita de sopas

As vitaminas e minerais presentes em receita de sopas são fundamentais para nosso organismo, pois fazem parte da composição dos músculos, do sangue, dos órgãos e dos ossos.

 

As fibras ajudam o sistema digestivo a trabalhar corretamente, em um processo que vai desde a mastigação até o fornecimento de nutrientes para as bactérias que fazem a digestão. Já os antioxidantes protegem nosso corpo contra o câncer.

 

Quando são preparadas com base em vegetais e raízes, as sopas se tornam menos calóricas. Os caldos costumam ter um teor energético maior, pois são feitos com mais legumes e cremes de leite. Se quiser uma refeição leve e saudável, opte sempre por ingredientes com pouca gordura.

 

A receita de sopas mais completa deve conter proteínas, encontradas em carnes magras, frango, peixe e ovos. Além disso, os carboidratos, que estão na massa, no arroz e na batata fornecem energia. Já os legumes são os ingredientes principais contribuindo com sua riqueza nutricional.

 

Cuide sempre para equilibrar os ingredientes, assim garante um bom valor nutritivo sem exageros.

 

Receita de sopas: modo de fazer

Agora que você já sabe por que a receita de sopas é tão importante para a saúde, aproveite essas alternativas para deixar seu inverno mais quente.

 

Sopa de ervilhas com hortelã

receita de sopas

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

 

500 g de ervilha congelada

200 g de ervilha partida

500 ml de caldo de legumes fresco

2 colheres de sopa de azeite de oliva

1 dente de alho amassado

1 colher de sopa hortelã fresca picada

Sal a gosto

Pimenta do reino a gosto

 

Modo de preparo:

 

Coloque o azeite e o alho em uma panela e refogue o vegetal até que fique dourado. Misture as ervilhas secas e refogue novamente. Depois, esquente as ervilhas congeladas junto. Ponha o caldo de legumes sobre o preparo e deixe ferver.

Espere que amorne e bata no liquidificar para ficar homogêneo. Coloque a hortelã picada e tempere com pimenta e sal a gosto. Se achar necessário, adicione mais caldo. Rende 4 porções.

 

Sopa de aspargos

receita de sopas

Foto: Shutterstock

Ingredientes:

 

4 pacotes de aspargos frescos

150 g de cebola

50 gramas de alho

100 ml de azeite de oliva

Caldo de legumes

Tomilho a gosto

Salsa a gosto

 

Modo de preparo:

 

Refogue a cebola e o alho no azeite de oliva. Prepare um caldo de legumes à parte. Coloque os aspargos, o tomilho e a salsa, deixando cozinhar. Tire as ervas e ponha a sopa no liquidificador para bater. Para finalizar, engrosse com um purê de batatas se achar necessário.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!