Clínica Geral

Queda do idoso tem na prevenção a melhor forma de tratamento

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

Os episódios de queda do idoso são, infelizmente, bastante comuns no Brasil. Cerca de 30% dos idosos caem pelo menos uma vez por ano. O pior disso é que as quedas geralmente provocam fraturas, gerando um declínio funcional e proporcionando o risco de novos acidentes.

queda-do-idoso

Acidentes com idosos podem ser prevenidos com medidas simples. Foto: Shutterstock

Em cerca de 70% dos casos, a queda do idoso ocorre dentro de casa. Com o passar dos anos, o indivíduo se torna mais frágil, devido a mudanças no processo natural do envelhecimento. Fatores como redução da visão e audição, deformidades nos músculos e ossos e alterações do equilíbrio podem ser os causadores das quedas.

Outro fator que também pode influenciar na queda do idoso é o uso de medicamentos ou a associação de várias medicações. Existem muitos remédios que causam sonolência excessiva, tontura e alterações no nível de consciência. Por isso, é bom conversar com o médico sobre essas contraindicações para evitar acidentes.

Queda do idoso pode acontecer com todos

Não pense que apenas o idoso frágil tem chances de passar por acidentes. Um idoso saudável pode sofrer quedas também. Quando mencionamos idoso saudável, significa aquele indivíduo que, mesmo tendo doenças crônicas controladas, apresenta capacidade funcional para desenvolver as atividades do dia a dia sozinho.

Assim como o idoso frágil, o saudável também fica exposto a situações de quedas. Então, dependendo do nível de atividade, do ambiente ou de seu comportamento, o indivíduo pode acabar caindo e se machucando.

Principais locais de queda do idoso

Os locais que mais propiciam a queda do idoso são tapetes soltos nos pisos, que aumentam a chance de deslizar e escorregar; presença de móveis nos corredores ou cômodos, que obstruem o caminho; animais de estimação que correm perto das pessoas; escada sem corrimão; ambientes escuros; piso do banheiro molhado e escorregadio.

O melhor jeito de evitar a queda do idoso é a prevenção. Faça adaptações na casa, para que não se tenha lugares propícios a acidentes. No banheiro, por exemplo, você pode colocar barras de apoio laterais e paralelas ao lado do vaso sanitário, facilitando quando o idoso for levantar ou sentar. Coloque também tapetes antiderrapantes e emborrachados.

Outro modo de prevenir as quedas é a prática regular de atividades físicas, preferencialmente supervisionadas por um profissional capacitado. Idosos menos ativos podem fazer caminhadas. Caminhar pelo menos, 30 minutos por dia já é um modo de evitar o sedentarismo e melhorar a capacidade funcional do corpo.

Existem também medicações que podem evitar as quedas. A suplementação de vitamina D, por exemplo, reduz as chances do individuo cair. Entretanto, consulte o médico antes de tomar qualquer tipo de suplemento ou medicação.