Clínica Geral

Entenda como a alimentação correta pode diminuir os efeitos da menopausa

Por Redação Doutíssima 23/05/2014

A menopausa é uma fase natural do amadurecimento feminino e que gera implicações físicas e também psicológicas. Os efeitos da menopausa podem começar a ser sentidos entre os 45 e 55 anos e saber identificá-los ajuda a mulher a se adaptar melhor às mudanças que são inevitáveis.

Os sintomas da menopausa podem incluir falhas ou algum tipo de irregularidade na menstruação, sensação de calor repentina da cintura até o pescoço – que duram poucos minutos e que, em geral, ocorrem no período noturno -, além de cansaço, insônia e instabilidade emocional.

 Gorduras saudáveis, como aquelas encontradas no salmão, são recomendadas. Foto: Shutterstock

Gorduras saudáveis, como aquelas encontradas no salmão, são recomendadas. Foto: Shutterstock

Junto com a menopausa, também podem surgir doenças, como a obesidade, devido à alteração do metabolismo e aumento da ansiedade gerada pela fase da menopausa, além de infecções urinárias e da osteoporose, em razão da perda de tecido ósseo resultante da alteração hormonal.

Uns dos efeitos da menopausa é a deficiência de estrogênios, o que pode causar menor elasticidade e secura na vagina, provocando dor no ato da penetração durante as relações sexuais. Além disso, podem ocorrer doenças cardiovasculares e outras complicações, como diabetes e hipertensão, as quais uma consequência da diminuição do estrogênio no organismo.

Como diminuir os efeitos da menopausa

Uma alimentação saudável pode reduzir os indesejáveis efeitos da menopausa. Procure limitar o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras e em gorduras saudáveis, como aquelas encontradas no salmão, no abacate e no azeite de oliva.

Para diminuir os efeitos da menopausa, mulheres em pré-menopausa devem consumir de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia. Especialistas recomendam tomar o cálcio em duas ou três doses menores ao longo do dia. Vale lembrar que o cálcio é encontrado em produtos lácteos, como o iogurte.

Já na fase de pós-menopausa, é recomendado que as mulheres consumam 1.500 mg de cálcio por dia e 500 mg de magnésio e vitamina D para a absorção máxima do cálcio ingerido.

De olho na saúde

Também como enfrentamento dos efeitos da menopausa, faça todos os exames anuais recomendados pelo médico, incluindo controle de glicemia, colesterol, vitamina D e cálcio, bem como mamografias e exames pélvicos. Os resultados de uma colonoscopia feita aos 50 anos irão determinar a frequência de colonoscopias futuras.

Comece a praticar atividades físicas para prevenir o ganho de peso típico da menopausa. Flutuações hormonais podem contribuir para esse aumento. É mais difícil de perder aqueles quilinhos a mais se você esperar até a menopausa para começar um programa de exercícios.

Durma bem!

Outro fator que ajuda a diminuir os efeitos da menopausa é dormir bem. Desenvolva e mantenha bons hábitos de sono, a fim de combater possíveis problemas causados por quedas nos níveis de estrogênio. Tente dormir o suficiente. A falta de sono pode contribuir para a confusão mental e baixa libido, problemas frequentemente associados à menopausa.

Seja proativa!

A mulher, ao chegar à menopausa, não deve se limitar a simplesmente deixar essa transição acontecer. Elas devem ser proativas em relação à própria saúde e trilhar todos os passos necessários para minimizar os efeitos colaterais da menopausa antes que eles apareçam.

Esta preparação deve iniciar quando a mulher começa a experimentar os primeiros sintomas da menopausa, condição que é caracterizada pela cessação da menstruação na mulher. Uma atitude positiva e um pouco de planejamento poderão ajudar você a melhor lidar com a menopausa.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Saúde da mulher. Corrimento esverdeado: o que pode ser?

Corrimento na gravidez: por que acontece e como tratar

Guia do corrimento vaginal. Tudo o que você precisa saber sobre corrimento: quais tipos, cores, cheiro, como diagnosticar e tratar

Futuras mamães: fiquem de olho no corrimento amarronzado na gravidez

Dúvida do leitor: corrimento na gravidez prejudica o bebê?

Corrimento com mau cheiro: como tratar

Corrimento vaginal: aprenda a descobrir quando o corrimento vaginal indica um problema de saúde

Camisinha que vibra – conheça a novidade que vai balançar o seu relacionamento

Camisinhas diferentes podem ser uma boa opção para sair da rotina com o seu parceiro. 

Bill gates investe na camisinha do futuro

Qual o momento certo de parar de usar a camisinha com o seu parceiro(a)?

Conheça os tipos de camisinha que dão mais prazer

Etiqueta do sexo: como fazer sexo oral sem tabu

Saiba tudo sobre a AIDS: causas, sintomas e tratamento