Receitas

Veja como preparar um hambúrguer light e economize nas calorias

Por Redação Doutíssima 11/10/2014

A diferença calórica entre um hambúrguer simples e um hambúrguer light carregado de verduras e salada pode ser de mais de 200 calorias.

Alimentos light são opção saudável

Sempre mais indicados para quem busca a redução de peso ou mesmo manter uma dieta mais equilibrada, os alimentos light são definidos como produtos que apresentam 25% menos açúcar, gordura ou sódio em comparação aos originais.

A partir da ingestão de quantidades energéticas reduzidas, a breve redução de peso, por exemplo, torna-se uma possibilidade. As opções de comidas leves são bem variadas. Atualmente, até o popular hambúrguer pode ser encontrado em opção calórica abreviada.

hamburguer-light

Use a sua criatividade e prepare receitas lights para seu hambúrguer. Foto: iStock, Getty Images

Tão saboroso quanto um sanduíche comum, o hambúrguer light é prova de que aderir a um regime pode não ser tão sacrificante. O melhor é sempre preparar o prato em casa mesmo, pois assim se tem a certeza de que alface, tomate e demais hortaliças são frescas.

Diversas são as combinações de hambúrguer light, sobretudo em se tratando da carne que recheia o pão. Democrático, eleé reinventado a cada dia – já há receitas que incorporam aveia, linhaça e chia ao sanduíche. Veja a seguir algumas sugestões de preparos básicos, mas muito saudáveis.

Hambúrguer light de frango

Ingredientes:

600 gramas de peito de frango

½ cebola

1 dente de alho

Tempero asiático (é vendido pronto)

Salsa e cebolinha a gosto

1 abobrinha cortada em fatias

4 unidades de cogumelos

Sal

Pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no processador. Bata até que o frango esteja todo moído. Faça hambúrgueres e, numa frigideira com um fio de azeite, grelhe-os um a um. Em outra panela, coloque a abobrinha e os cogumelos temperando-os com sal e pimenta. Deixe dourar e comece a montar o hambúrguer light em seguida.

Hambúrguer funcional de carne

Ingredientes:

Gramas de carne moída magra

1 clara de olho

1 colher (sopa) de semente de chia

1 colher (sobremesa) de farinha de linhaça – pode ser substituído por quinoa em flocos

Meia cebola média cortada em cubos

¼ de xícara (chá) de salsa picada

Sal e pimenta-do-reino

Pão para hambúrguer integral

Cream cheese light

1 tomate em rodelas

Alface a gosto

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture a carne moída, a clara, a chia, a linhaça (ou quinoa), a cebola e a salsa. Condimente com sal e pimenta, e amasse a mistura com as mãos até que todos os ingredientes estejam bem mesclados.

Faça pequenos hambúrgueres. Em uma frigideira antiaderente, doure-os, de preferência sem azeite. Disponha o hambúrguer light entre as fatias de pão, que conterá ainda o cream cheese, o tomate e a alface.

Hambúrguer light vegetariano

Ingredientes:

150 gramas de abobrinha italiana ralada

50 gramas de cenoura ralada

100 mililitros de azeite

1 dente de alho amassado

100 gramas de farinha de trigo

250 gramas de quinoa orgânica

Sal e pimenta

Queijo prato (fatias)

Modo de Preparo:

Cozinhe a quinoa em água e sal, escorra-a e deixe-a resfriar. Em outra panela, refogue o alho, a cenoura e a abobrinha, adicionando sal e pimenta. Misture todos os ingredientes junto com a farinha até criar uma massa homogênea. Molde os hambúrgueres. Frite-os em uma frigideira untada com azeite de oliva.

Derreta o queijo e sirva em pão de hambúrguer integral. Complemente o lanche com folhas de alface, rodelas de tomate, ovo, cebola e cogumelos.