Remédios Caseiros

Cure a voz rouca com soluções naturais

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

Vista como algo sensual por muitos, a voz rouca, na maioria das vezes, decorre de um quadro gripal, ou complicações como alergias, infecções, uso abusivo das cordas vocais e, em casos mais graves, câncer de laringe. Esse último caso é bem mais raro, mas caso você note algo estranho, não hesite em procurar um médico. Na maioria das demais situações, há diversas receitas caseiras que podem mandar essa rouquidão embora.

voz-rouca

Sussurrar ou gritar demais podem deixar você com a voz rouca. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados básicos para evitar a voz rouca

Para prevenir o desgaste das cordas vocais, o primeiro cuidado que deve ser tomado é dar um descanso a elas. Evite gritar, falar alto ou sussurrar; converse apenas em um tom normal, sem fazer muita força. Outro ponto de atenção é o pigarro forçado, ao qual algumas pessoas recorrem para “limpar” a garganta. Ele pode ter, na verdade, um efeito contrário.

Beba muita água e outros líquidos. Uma bebida bastante recomendada, por possuir propriedades que auxiliam na saúde das cordas vocais, é a tintura feita de cipreste. Basta pegar alguns galhos ou pinhas de cipreste, lavá-los e colocá-los dentro de um recipiente, que deve ser preenchido também com álcool etílico ou outra bebida de teor alcoólico.

Tampe o conteúdo e deixe-o parado de um a dois dias. Para consumir, insira de cinco a seis gotas dessa tintura em uma colher (chá), juntamente com água, suco ou chá. Em algumas horas o efeito desse poderoso remédio para voz rouca poderá ser notado.

Devido a sua ação anti-infecciosa, o cipreste também pode ser consumido como chá. Nesse caso, ferva duas colheres (chá) da planta em um litro de água por cerca de 10 minutos. Depois coe e beba à vontade.

Outra bebida eficiente contra a rouquidão é o chá de orégano, por limpar a garganta. Para prepará-la, basta ferver duas folhas de orégano em 500 ml de água por 20 minutos. Depois, misture o líquido com suco de limão e adoce com mel.

Suco, chás e vapor d’água contra a voz rouca

Caso a voz rouca tenha se originado a partir de uma inflamação, o suco de amora é uma boa pedida. Os ingredientes são 100 gramas de amora, uma xícara de água e mel. Primeiro, bata a amora e a água no liquidificador e, em seguida, leve o suco ao fogo para aquecer. Adoce o suco com o mel e tome, morno e sem coar,, quando estiver indo se deitar para dormir.

O chá de gengibre também possui eficácia contra o problema de voz rouca. Corte fatias finas de gengibre fresco e ponha no fogo com 200 ml de água, deixando ferver por meia hora e depois esperando esfriar. Adoce com mel e consuma de quatro a cinco vezes ao dia. Também é possível fazer gargarejo, com qualquer um dos chás citados, ou com um preparado de água morna com sal.

A inalação de vapor d’água também atua na inflamação atuando como uma compressa para as cordas vocais. Coloque água para ferver em um recipiente grande junto com sal, soro fisiológico ou gotas de óleo de eucalipto. Minutos antes de dormir inale esse vapor por cerca de 10 minutos, inspirando e expirando pelo nariz até que o vapor tenha acabado. Refaça esse processo sempre que quiser, guardando um intervalo de dez minutos.

Lembre-se que uma rouquidão simples dura no máximo 15 dias. Se passar desse prazo, procure um médico para que ele possa examinar e descobrir o que está acontecendo na sua garganta.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!