Remédios Caseiros

Absinto: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 26/01/2015

Também conhecido pelos nomes de losna, artemísia, erva-santa ou erva-de-bicho ou o absinto é bastante conhecido pelos seus poderes medicinais, especialmente aqueles que favorecem a digestão. A planta cresce até 80 centímetros cm e possui flores amarelas agrupadas. É bastante aromática e tem um sabor muito amargo.

Absinto

De ingrediente de bebida alcóolica a remédios caseiros, a erva pode gerar alucinações. Foto: iStock, Getty Images

Da família das asteraceae (Asteráceas), tem como princípios ativos a tuiona (substância tóxica que pode ser encontrada no álcool mas não nas infusões) substâncias amargas, lactonas sesquiterpênicas, sílicio, flavonoides e taninos.

Absinto é usado em várias formulações

 

Da sua são utilizadas as flores e folhas, em infusão, tintura (usada para efeito tonificante), pó de absinto (com efeito vermífugo), cataplasmas de uso externo, e na composição de bebidas alcoólicas.

Seu uso medicinal é indicado em casos de problemas digestivos (acidez gástrica), distúrbios digestivos, anorexia (graças ao efeito estimulante sobre o apetite), falta de apetite, flatulências, inchaços e anemia.

8 aplicações do absinto

 

1. Infusão

Coloque duas colheres (sopa) da erva (caules, folhas e flores) para cada xícara de água fervendo. Mantenha tapado, em infusão, por cerca de dez minutos, espere amornar e consuma até três xícaras por dia. Para tratamento de anorexia e falta de apetite, sugere-se o consumo do chá 30 minutos antes das refeições.

2. Decocção

 

Para gargarejos e compressas sobre as contusões. Coloque um punhado de erva em meio litro de água, leve ao fogo e deixe ferver por dez minutos. Para gargarejo, use o líquido morno. Para cataplasma, use a planta, quente, sobre uma gaze, na área afetada.

3. Tintura

 

Misture 2 xícaras de álcool de cereais com 1 xícara de água e 1 punhado de absinto picado. Mantenha em maceração por 7 dias, coe e guarde em vidro escuro ou protegido por papel alumínio. Tome diluída em um copo de água, até 30 gotas, 2 a 3 vezes ao dia. Para estimular a secreção biliar, recomenda-se de 20 a 60 gotas em cada copo de água.

4. Vinho

 

Macere 20 g de folhas ou flores secas em 1 litro de vinho tinto e 2 cálices de aguardente, por 10 dias. Filtre e tome 1 cálice após as refeições.

5. Pó

 

Para uso como vermífugo, faça pó de folhas da planta, 2 a 3g; e adicione pó de alcaçuz, 2 gramas; pó de anis verde (erva-doce), 0,50g. Tome pela manhã e à noite, durante cinco dias seguidos.

6. Xarope

 

Coloque um punhado de folhas e flores picadas em 1 xícara pequena de água fervente. Abafe, coe e junte uma xícara de mel. Mexa até ficar uma mistura homogênea e tome uma colher (sopa para adultos e chá para crianças), 3 vezes ao dia.

7. Massagem com folhas

 

Friccione um punhado de folhas sobre locais afetados com dores reumáticas.

8. Vermífugo para cães e gatos

 

Triture um punhado de flores e folhas e adicione à ração. Uma colher (chá para gatos e sopa para cães).

É importante destacar que o princípio ativo tuiona deve ter um teor bastante controlado no preparo de remédios à base do óleo essencial de absinto, uma vez que é um constituinte tóxico. Polêmicas dizem que em função da tuiona, o absinto pode gerar alucinações, se consumido em altas doses.

Nas infusões, entretanto, não é encontrada, por isso pode ser utilizada sem risco. A planta é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes, ou pacientes em tratamento radioterápico.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!