Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar problemas digestivos

Por Redação Doutíssima 08/12/2014

Quando comemos demais ou ingerimos alimentos muito gordurosos ou doces, estamos sujeitos a ter problemas digestivos. Entre outros motivos, eles podem ser resultado de intoxicação alimentar ou má digestão. Como é possível que essa indesejável situação surja sem dar aviso, é sempre necessário ter um cuidado redobrado com a nossa alimentação – e também conhecer remédios naturais que aceleram a cura.

Problemas-digestivos

Remédios caseiros são eficazes para tratar problemas digestivos. Foto: iStock, Getty Images

Alimentação evita problemas digestivos

 

Comer pequenas porções e alimentos saudáveis, como os integrais, frutas, verduras e legumes, são ótimas maneiras de evitar a ocorrência dos problemas digestivos. Mas se você sofre com isso frequentemente e sempre está em busca de método para o alívio rápido dos sintomas, aposte nos remédios caseiros. Veja quais os problemas digestivos mais comuns e seus métodos naturais de cura.

 

Remédios caseiros para problemas digestivos

 

Azia

 

A azia é um dos problemas digestivos mais comuns e mais incômodos, e se carateriza pela sensação de queimação no estômago. Para tratar o problema é possível utilizar alguns alimentos e plantas, que são tão eficazes quanto os remédios que encontramos na farmácia. O bicarbonato de sódio também pode proporcionar o alivio da queimação, já que é um antiácido natural, que funciona dentro de poucos minutos.

 

Para isso, basta utilizar uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo com água e beber a mistura. Mascar sementes de funcho várias vezes ao dia vai refrescar o hálito, enquanto controla a produção de ácido no estômago. Já o gengibre fresco proporciona alívio da azia de duas maneiras: absorvendo o ácido do estômago e ajudando a acalmar os nervos que contribuem para a azia.

 

Constipação

 

A constipação intestinal afeta pessoas de todas as idades, causando dificuldade para evacuar. Outros sintomas são abdômen inchado, perda de apetite, mau hálito, dor de cabeça, depressão, acne e úlcera na boca. Para tratar esse problema, os remédios naturais são ótimos.

 

Os figos são ricos em fibras e agem como um laxante natural. Para quem sofre de constipação crônica, incluí-los na dieta é importante. Basta mergulhar dois figos em água e deixar descansar por algumas horas. Depois é só comê-los e beber a água.

 

O mel também é altamente benéfico no alívio da constipação, pois funciona como um laxante suave. Para isso, basta consumir duas colheres de chá de mel, três vezes ao dia. O limão é outro método caseiro que trata a constipação, pois estimula o sistema digestivo. Extraia o suco de meio limão e adicione-o a um copo de água morna – você também pode adicionar meia colher de chá de sal de mesa e um pouco de mel à bebida.

 

Diarreia

 

A diarreia ocorre quando o sistema digestivo não está funcionando corretamente, resultando em movimentos intestinais frequentes ou excesso de líquidos. Este é um dos problemas intestinais mais complicados, já que é necessário beber muita para limpar o organismo. Ela geralmente surge devido a uma intoxicação alimentar e causa dor abdominal – sintoma que pode ser tratado com o gengibre.

 

Rale um pedaço pequeno de gengibre e adicione uma colher de chá de mel. Coma a mistura para melhorar o seu processo digestivo. Outra cura eficaz para problemas digestivos é o vinagre de maçã. Ele atua como um agente eficaz contra as bactérias que causam a diarreia. Ainda é uma rica fonte de pectina, que ajuda a aliviar o estômago irritado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!