Remédios Caseiros

Alivie a cólica menstrual com remédio caseiro

Por Redação Doutíssima 12/10/2014

A cólica menstrual é um sintoma da menstruação feminina que, apesar de natural, origina muitas queixas por parte das mulheres, pelas dores e incômodo que provocam. A indesejável porém inevitável cólica pode, no entanto, ser aliviada com simples soluções caseiras que, se não fazem cessar totalmente o desconforto, ao menos ajudam a suportá-lo melhor.

cólica-menstrual

Certos alimentos e exercícios são ótimos para diminuir as cólicas menstruais. Foto: iStock, Getty Images

Hidrate-se com chás, sucos e água e acabe com a cólica menstrual

Além da conhecida e tradicional garrafa de água quente sobre o estômago, há diversas outras maneiras de aliviar as dores, como chás e outras receitas. Um dos ingredientes úteis é a canela, conhecida por suas propriedades antiespasmódicas e anti-inflamatórias. A canela pode ser adicionada ao chá de sua preferência ou ao café.

No combate à cólica menstrual uma ótima solução caseira é o manjericão. A planta, cujo uso vai muito além do tempero, tem uma substância analgésica conhecida como ácido cafeico.

Para preparar o chá, ferva um litro de água e acrescente duas colheres de sopa de folhas de manjericão. Cubra bem e espere esfriar. Tome meia xícara deste chá a cada hora. Em pouco tempo, as dores causadas pela cólica menstrual devem arrefecer.

Outro remédio natural bastante eficaz contra as dores é a camomila. Em um copo de água fervente, adicione duas colheres das de sopa de flores de camomila. Tome duas xícaras deste chá, por dia, durante o seu período menstrual.

Seja qual for a bebida, o ideal é que seja tomada quente, pois assim relaxará a musculatura e aumentará o fluxo de sangue. A água também é aliada, pois evita a desidratação.

Se você está sofrendo com cólica menstrual, fique longe de bebidas ricas em cafeína, como café, chá preto, chocolate e bebidas de cola. Esta substância aumenta a energia nervosa, podendo ocasionar o aumento da dor. Experimente tomar suplementos de magnésio antes e durante os períodos menstruais. Assim, o corpo irá absorver mais cálcio, um importante componente na diminuição da dor menstrual.

A importância da boa alimentação contra a cólica menstrual

É fundamental incluir alimentos ricos em cálcio, zinco, magnésio e vitamina B, que ajudam a reduzir o inchaço e a dor. O gengibre, por exemplo, é altamente analgésico. Para usá-lo, ferva um pouco de água e acrescente pedaços da raiz de gengibre. Consuma o chá uma vez ao dia durante o período menstrual.

O suco de beterraba, pepino, salsa e cenoura é outra ótima alternativa. Além de acabar com as dores, ajuda a regular o período menstrual. Evite, de todas as maneiras, os alimentos gordurosos, eles aumentam a contração do útero.

A prática de exercícios físicos

Apesar da dor e da prostração, manter uma rotina de exercícios físicos, mesmo durante as crises menstruais, é de grande importância. A ioga, o alongamento, caminhada e bicicleta são altamente recomendáveis. Exercitando-se, você estará trabalhando pela liberação de endorfina, que proporcionam a sensação de bem estar.

As atividades físicas também podem ajudar você a ficar relaxada. Tente manter-se o máximo possível longe de situações ou fatores que causam o estresse. A irritação, a preocupação e a ansiedade aumentam e potencializam a dor. Procure uma leitura leve ou uma música que acalme seus sentidos.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!