Remédios Caseiros

Trate o terçol com remédios naturais

Por Redação Doutíssima 13/10/2014

O terçol é uma infecção de uma glândula sebácea e aparece como pequenos caroços avermelhados na borda da pálpebra do olho. Em geral ele se dissolve por conta própria dentro de poucos dias, mas nesse meio tempo fica inchado e dolorido. Há alguns tratamentos caseiros que podem melhorar essa infecção, que chega sempre sem avisar.

terçol

Compressas e bálsamos podem ajudar a reduzir a infecção. Foto: iStock, Getty Images

Compressas ajudam a desinchar o nódulo do terçol

O método mais conhecido é a compressa morna sobre a área afetada, que ajuda a aliviar a dor e a inflamação, ao mesmo tempo em que auxilia na drenagem do pus do interior do terçol. As compressas aplicadas podem ser de chá preto ou água pura. Basta molhar um algodão ou gaze no líquido, cuidando para que não esteja muito quente, e deixar sobre o olho por cinco minutos, repetindo a aplicação de duas a três vezes por dia.

Já as compressas geladas trabalham ajudando a desinchar o nódulo. Coloque algumas folhas de camomila em uma xícara (chá) de água fervente, misture e leve a geladeira. Se for um saquinho de chá de camomila, basta molhá-lo e deixá-lo no congelador por alguns minutos. Depois de frio, pouse a gaze ou o saquinho sobre o olho por, no mínimo, 10 minutos, repetindo o procedimento duas vezes ao dia.

Há ainda uma compressa feita com clara de ovo. Para prepará-la, bata a clara de um ovo até que fique em ponto de neve. Aplique a mistura na parte externa do olho, sobre a irritação, com o auxílio de uma gaze ou algodão, e mantenha a compressa por 10 minutos. Depois disso, lave com água em abundância e seque bem, repetindo o procedimento diariamente, até que o terçol suma.

Outros métodos para fazer o terçol sumir

Outra fórmula caseira é lavar a região inchada com uma infusão de flor de camomila e alecrim de duas a três vezes por dia. Essa fórmula soma a ação antibacteriana do alecrim, que ajuda a tratar a infecção, caso haja pus, e o efeito calmante da camomila, que ameniza a dor e o desconforto. No preparo da infusão, ferva cinco talos de alecrim e 60 gramas de flores de camomila em um litro de água.

O bálsamo possui propriedades anti-inflamatórias, antibióticas e adstringentes e pode ser aplicado diretamente no local, com o auxílio de um conta gotas. Faça isso quatro vezes por dia. Uma massagem delicada com algumas gotas de óleo de mamona ajuda a deixar o local menos dolorido enquanto acelera o processo de cura.

Segundo crenças populares, esquentar uma aliança, ou qualquer outro objeto de ouro, esfregando em um pano, e friccionar sobre o nódulo, diminui a infecção. Isso acontece porque a peça quente tem o mesmo efeito da compressa. A técnica conhecida como a “simpatia da aliança” é eficaz, porém considerada anti-higiênica pelos médicos.

O tratamento pode ser complementado com o consumo do chá dente-de-leão. Coloque duas colheres (sopa) da erva em um litro de água e leve ao fogo, deixando ferver por cerca de 10 minutos. Coe e beba durante as refeições. A planta atua matando as bactérias responsáveis pela inflamação.

O terçol é contagioso, por isso evite compartilhar toalhas se estiver com essa condição. Se dentro de duas semanas de tratamentos caseiros o terçol ainda não tiver drenado, procure um médico. Em alguns casos, uma pequena cirurgia é necessária, quando o pus inflamado endurece e se transforma em um calázio.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!