Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar constipação

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

A constipação é uma condição na qual as evacuações da pessoa se tornam bastante difíceis. Geralmente, as fezes saem duras e pequenas, apenas sob um esforço excessivo, em uma frequência de duas vezes por semana ou menos. Para combater essa desconfortável situação, há uma série de soluções caseiras que podem ser tentadas.

constipação

Constipação é caracterizada por dificuldades na evacuação. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a constipação

Felizmente, é pouco comum que a essa condição seja um indício de uma doença grave. Na maioria das situações ela pode ser resolvida de maneira bem simples. Mas se os sintomas incluírem uma forte dor abdominal, presença de sangue nas fezes ou significativa e inesperada perda de peso, você deve buscar auxílio médico imediatamente.

Quando uma pessoa está constipada, sua primeira ideia pode ser procurar medicamentos laxantes. No entanto, a melhor maneira de regular as funções dos intestinos é comendo mais fibras, bebendo mais líquidos e praticando exercícios físicos com regularidade.

Alimentos como o feijão, os damascos, os alimentos integrais e as frutas são ótimas opções para tratar a constipação. Além disso, você ainda pode usar alguns remédios caseiros que podem regular os intestinos. Conheça alguns deles:

Remédios caseiros para curar a constipação

Óleo de peixe

Os ácidos graxos, como o ômega-3, desempenham um papel importante para várias funções do nosso corpo, incluindo aquelas relacionadas ao sistema digestivo. Alguns estudos têm demonstrado que o ômega-3 pode ser útil na gestão de sintomas da constipação. O óleo de peixe é uma rica fonte desse ácido graxo.

Mas fique sabendo que esse óleo pode causar gases e, em alguns casos, até mesmo diarreia. E é importante certificar-se da exata origem do óleo de peixe antes de o utilizar como remédio. Um produto de má qualidade pode conter metais pesados e tóxicos, ​​como o mercúrio.

Óleo de rícino

O óleo de rícino é um líquido amarelado que pode ser usado como um remédio para a constipação devido à sua propriedade laxante. Um estudo na Nigéria mostrou que o óleo de rícino oral ajudou crianças com constipação crônica a obter uma melhora significativa. Esse produto é considerado seguro, desde que não seja tomado em quantidades exageradas. Por isso, tenha cuidado ao consumi-lo.

Ervas

A fitoterapia é uma das mais antigas formas de tratamento contra qualquer doença. Inúmeras culturas ao redor do mundo têm usado ervas para curar a constipação,há milhares de anos. Você pode usar o sene e a cascara sagrada.

Mas cuidado: junto com os efeitos colaterais, os tratamentos à base de plantas podem interagir com medicamentos e suplementos. Sempre fale com um profissional de saúde qualificado antes de tomar qualquer erva.

Probióticos

Os probióticos são as bactérias que ficam dentro do nosso intestino e que promovem a digestão. Alguns estudos têm demonstrado que os probióticos são eficazes para curar a constipação sem medicamentos. Como as fibras, os probióticos estão disponíveis em alimentos que muitas famílias já têm na geladeira, como o iogurte natural.