Remédios Caseiros

Zedoária: conheça os benefícios dessa planta

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

A zedoária é uma planta originária da Ásia, e que chegou ao Brasil há alguns séculos, através dos portugueses que colonizaram o país. Atualmente, é encontrada em diversos locais do mundo, como no próprio Brasil, no Japão, nas Filipinas e na China – normalmente em países que possuem clima tropical.

 

Zedoaria

Planta é riquíssima em vitaminas do complexo B. Foto: iStock, Getty Images

Trata-se de uma planta que possui inúmeras propriedades medicinais, e por isso é muito utilizada no preparo de remédios caseiros para curar as mais diversas doenças e condições. Quer conhecer um pouco mais sobre ela?

Propriedades medicinais da zedoária?

 

É no rizoma da zedoária que se concentram a maior parte de suas propriedades medicinais. Trata-se de uma planta riquíssima em diversos compostos benéficos ao organismo, tais como as vitaminas do complexo B, especialmente a B1, a B2 e a B6, além de diversos minerais como o cálcio, o ferro, o magnésio, o sódio, o fósforo e o potássio.

Em razão de todas essas substâncias, a zedoária é bastante conhecida por suas propriedades antissépticas, aromáticas, carminativas, digestivas, antiasmáticas, antirreumáticas, restauradoras e antioxidantes, dentre outras.

Seu uso é recomendável para o tratamento de condições médicas como a bronquite, as úlceras gástricas e a insônia. Além disso, a planta é capaz até mesmo de reduzir os níveis de colesterol ruim na circulação sanguínea.

Saiba mais sobre as indicações da zedoária

 

Como a zedoária possui diversas substâncias que são benéficas ao organismo humano, o que resulta em diversas propriedades essenciais para atacar condições e doenças, essa planta é capaz de auxiliar com diversos problemas. Confira abaixo.

 

1. Bronquite

 

Dentre as propriedades da zedoária estão a antiasmática e a febrífuga. Por isso, essa é uma excelente alternativa para tratar as mais diversas condições relacionadas com o sistema respiratório, tais como bronquites, resfriados, gripes, asma e tosse, auxiliando no alívio dos sintomas.

 

2. Gases

 

Esta planta é ótima na prevenção à flatulência.

 

3. Cálculos Renais

 

A maior parte das condições relacionadas ao sistema renal podem ser tratadas com o uso desta planta, já que ela é excelente para essa finalidade. Portanto, se você quer aliviar os sintomas de cálculos renais, considere fortemente o uso dessa planta como um remédio caseiro.

4.Quimioterapia

 

A quimioterapia é um dos tratamentos mais utilizados no combate ao câncer, e acredita-se que a ingestão da zedoária é capaz de potencializar os resultados desse tratamento. Todavia, ainda não há uma comprovação científica relativamente a essa teoria.

Contraindicações

 

A zedoária não é indicada para mulheres grávidas, sobretudo nos três primeiros meses de gestação. Além disso, como o rizoma da planta é sensível à luz, não se recomenda a ingestão em locais e ambientes externos.

É possível fazer diversas fórmulas para o uso desta planta, até mesmo tinturas. No entanto, o modo mais conhecido de consumi-la é através de seu chá.

Para fazê-lo, adicione duas colheres de zedoária em um litro de água mineral, deixando cozinhar por 10 minutos depois que a mistura entrar em ebulição. Após, retire do fogo e deixe em repouso, por mais 10 minutos. Agora é só coar e beber, uma a duas vezes por dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima