Remédios Caseiros

Chá de tayuya: conheça seus benefícios à saúde

Por Redação Doutíssima 17/01/2015

Natural do Brasil, encontrada em abundância na Amazônia e muito popular por suas propriedades curativas em toda a América do Sul, a planta tayuya também é chamada de caiapó, abobrinha-do-mato e ana-pinta. Trata-se de uma trepadeira que atinge até dois metros de altura e conta com um tronco de cerca de 20 cm.

 

A planta se divide em cinco espécies diferentes, que produzem flores e frutos em formato de vagem. Estudos feitos na década de 90 comprovaram sua ação medicinal. Veja quais são e passe a aproveitar seus benefícios.

tayuya

A tayuya, rica em flavonoides, é usada para tratar uma série de condições. Foto: iStock, Getty Images

Propriedades medicinais da tayuya

 

O chá preparado a partir da tayuya é rico em flavonoides, compostos bioativos com propriedades antioxidantes que combatem o envelhecimento celular da pele. Sua raiz verde contém propriedades depurativas, deixando o organismo livre das toxinas, transformando-as em algo mais saudável; e sua raiz seca possui agentes antianêmicos, anti-hidrópicos, antinevrálgicos, antirreumáticos, antissifilíticos, analgésicos, cicatrizantes, emolientes e fortificantes.

A tayuya ainda é antidiarreica, febrífuga, calmante, purgativa, emética, emanogoga e desobstruente de fígado e baço. Sua ação pode ser usada contra reumatismo, eczema, artritismo, úlcera, dermatoses, dispepsias, erisipelas, leucorreia, sífilis, acnes e outras feridas e manchas no rosto.

Dores nas juntas, febre, nervo ciático, dilatação no estômago, furúnculos e gonorreia são outras doenças e sintomas que podem ser tratados com a planta.

 

Receita do chá de tayuya

 

Todas as espécies da tayuya possuem ação medicinal, que se encontram nas folhas e raiz, seja ela fresca ou já ressecada. No preparo do chá, você poderá optar por infusão ou decocção. Na primeira, você ferve a água e coloca sobre a planta, na segunda deve-se ferver os ingredientes juntos por alguns minutos.

Separe duas colheres (sopa) da planta e um litro de água. Depois basta optar pela técnica de sua preferência. Não esqueça de deixar o chá descansando por 10 minutos antes de tomar. Beba de duas a três xícaras por dia.

Outro uso da tayuya é em forma de pasta. Para fazê-la será necessário algumas folhas da planta (a quantidade dependerá do tamanho da ferida que se quer tratar). Pegue essas folhas e amasse-as junto com um poco de água fria, até conseguir uma mistura cremosa e homogênea.

Feito isso, ferva cerca de um litro de água. Molhe um pano quente nessa água, preparando uma compressa. Aplique a pasta direto na pele, na região afetada, colocando o pano sobre a aplicação. Deixe-o ali até que esfrie.

 

Contraindicações

 

Pacientes adultos podem tomar, no máximo, de 10 a 20 ml do chá por dia, separados em duas ou três doses de 4 gramas da erva diluídos em água, com intervalos menores que 12 horas. Já as crianças podem consumir apenas 0,4 ml da planta diariamente, também com intervalos de 12 horas.

Ultrapassar a dose recomendada é muito perigoso, uma vez que um dos compostos químicos da erva, a cucurbitacina, é altamente tóxica.

Indicado para tratar situações esporádicas de diarreia, a planta possui o efeito contrário nas pessoas que possuem histórico de evacuação frequente. Nesses casos, o quadro clínico pode evoluir rapidamente. Não deixe de procurar um especialista para supervisionar seus tratamentos fitoterapêuticos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!