Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para controlar a pressão

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Ter a pressão arterial controlada é muito importante para quem deseja uma saúde 100%. Tanto a hipertensão quanto a hipotensão podem ocasionar sintomas como tontura, fraqueza e desmaios. Para que isso não aconteça com você, tente incluir no seu dia a dia algumas soluções caseiras que ajudam a controlar a pressão.

controlar-a-pressao

Há muitas maneiras caseiras, simples e naturais de controlar a pressão. Foto: iStock, Getty Images

Soluções caseiras para controlar a pressão

Com essas soluções é possível ter uma vida mais tranquila e saudável. Um exemplo é o uso do suco de laranja para controlar a pressão. A fruta é rica em potássio, que atua na melhora da circulação e, assim, equilibra a pressão sanguínea. Para realizá-la, você vai precisar de três laranjas.

Você pode espremer as laranjas com a ajuda de um espremedor de frutas ou manualmente. Beba logo em seguida. Da mesma forma que todos os sucos cítricos, o de laranja está repleto de açúcares, o que proporciona ao organismo mais energia e disposição. Deve ser consumido no início do dia.

Além de controlar a pressão, o suco de laranja pode ser usado no tratamento caseiro de gripes, resfriados, bronquites e demais doenças respiratórias, já que se trata de uma fruta rica em vitamina C e outros oxidantes.

Alimentação para controlar a pressão

Incluir determinados alimentos no cardápio pode ser uma boa forma de controlar a pressão, manter-se saudável e prevenir complicações nesta área. É bem provável que boa parte dos alimentos indicados para controlar a pressão você já conheça e até já consuma, mas é bom ter em mente o quanto eles podem fazer por sua saúde. Anote aí e corra ao supermercado com a lista pronta:

Peixes

Devem ser consumidos de ao menos quatro vezes por semana. Dê preferência à sardinha, atum ou salmão. Eles são ricos em vitamina D, ômega 3 e gorduras insaturadas. São ótimos para reduzir a pressão arterial.

Ervas

Você já deve saber que o sal, além de dificultar a circulação, retém líquido. Se você reduzir o consumo de sal em até 1 grama, estará diminuindo em 2% a probabilidade de morte por complicações cardiovasculares. Assim, alternativas para o sal no preparo de temperos são uma ótima ideia.

Anote aí: bata, no liquidificador, meia xícara de chá de sal com quantidade igual de alho e alecrim desidratados, uma colher de sopa de páprica e uma colher de mostarda em pó. Guarde na geladeira e use no lugar do sal habitual.

Castanhas

As castanhas são repletas de antioxidantes e protegem as artérias, ajudando a evitar problemas de coração e circulação. Você pode escolher entre as castanhas de caju, amêndoas, nozes, castanha-do-pará ou avelã. Mas tome cuidado porque, como com qualquer outro alimento, se consumidas em grande quantidade podem ser prejudiciais, devido ao seu alto valor calórico.

Folhas verde-escuras

Além de controlar a pressão arterial, as folhas verde-escuras, por possuírem vitamina B, estimulam a produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. Você pode optar por brócolis, couve e espinafre, excelentes fontes de cálcio, potássio, ferro e magnésio.

Saiba mais

Algumas atitudes, além da alimentação adequada, também podem colaborar para controlar a pressão. Estudos apontam que a meditação pode diminuir em até 30% as mortes decorrentes de problemas cardiovasculares.

Enquanto medita, o indivíduo consome menos oxigênio, tem os batimentos cardíacos desacelerados e diminuição do metabolismo. Medite duas vezes ao dia, por vinte minutos, e sentirá seu coração mais tranquilo.