Remédios Caseiros

Chá de grindélia: conheça seus benefícios

Por Redação Doutíssima 30/01/2015

A infusão das plantas medicinais pode trazer muitos benefícios para a saúde, como é o caso do chá de grindélia. A grindélia é uma planta com flores amarelas e é nativa da maioria dos lugares nos Estados Unidos. A característica distintiva desta planta é o seu cálice, que consiste em cerca de oito arestas estreitas e rígidas.

Outros nomes da planta incluem girassol do mato ou girassol silvestre. Mas o que torna famosa esta planta é o seu chá que possui efeitos calmantes para o sistema respiratório e no coração, o que torna a bebida muito popular em medicamentos fitoterápicos.

cha de grindelia


De uso tópico ou interno, o chá pode atuar contra diversas complicações de saúde. Foto: iStock, Getty Images

A flor é a parte da planta mais usada para preparar o chá de grindélia. Em 1875, pesquisas revelaram a eficácia da flor desta planta no tratamento de asma brônquica e, desde então, o chá tem sido visto como um possível tratamento para a gestão da asma e muitas outras doenças respiratórias.

Mesmo que as flores possam ser usadas mais comumente pelos seus benefícios terapêuticos, as suas folhas também são passíveis de uso, já que ambas possuem propriedades que as tornam um remédio natural.  Elas contêm vários ingredientes potentes, incluindo óleo volátil, cerca de 20% de resinas, saponinas, taninos, selênio e alcaloides.

Para preparar a bebida, basta usar uma colher de chá da erva seca em uma xícara de água fervente. A erva deve ficar na água de 10 a 15 minutos, e depois deve-se coar e beber um copo desta infusão 3 vezes por dia, como um remédio.

Ações do chá de grindélia

 

O uso deste chá tem ações antibacteriana, depurativa e emoliente. Ele ainda possui um efeito calmante sobre os músculos do coração e, por isso, muitos especialistas em ervas indicam este remédio caseiro no tratamento da asma brônquica, principalmente se as crises estiverem associadas a um aumento dos batimentos cardíacos.

Ele também é usado como um remédio para a tosse e o catarro. Isso porque o chá de grindélia é um expectorante potente, o que ajuda a acabar com a congestão que ocorre em casos de bronquite, asma e outros problemas respiratórios. Além disso, este chá é utilizado como um antiespasmódico e um desinfetante do trato urinário.

Não bastassem todos esses benefícios, ele é remédio para dermatite, principalmente em casos de substâncias que provocam uma reação alérgica grave, em caso de contato com a pele.

O uso tópico deste chá também serve para aliviar as queimaduras, as picadas de insetos e as erupções cutâneas. Além disso, o chá de grindélia tem um efeito sedativo, que pode acalmar e induzir o relaxamento e o sono.

Contraindicações do chá de grindélia

 

Apesar de ser muito benéfico para a saúde, o chá de grindélia possui algumas contraindicações. Paciente com doenças renais e cardíacas não devem tomá-lo sem acompanhamento médico. Isso porque ele pode causar irritação renal, se usados ​​em quantidades excessivas.


É contraindicado, ainda, para mulheres grávidas e lactantes. Também não se destina a crianças, uma vez que não existem dados clínicos sobre o seu uso nesta faixa etária. Se você quiser usar a grindélia, o melhor é consultar o seu médico para a dosagem ideal.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!