Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar dor nos rins

Por Redação Doutíssima 08/11/2014

Essenciais para nosso corpo, os rins têm a função de eliminar os resíduos do organismo. Quando sentimos dor nos rins, a origem pode ser um cálculo renal, infecção, trombose na via renal, isquemia renal, câncer renal, entre outros.

O problema, geralmente, acomete a lateral da região lombar e um dos flancos. As características mais específicas da sua dor é que vão esclarecer qual é a doença responsável. Seja como for, há uma série de remédios caseiros que podem ajudar você a se livrar do incômodo.

dor-nos-rins

Remédios caseiros podem acelerar a cura de dores na região dos rins. Foto: iStock, Getty Images

Chás ajudam a amenizar a dor nos rins

O primeiro e mais importante passo é beber muita água durante o dia, pelo menos dois litros. Desse modo, seus rins ficaram livres de bactérias, que serão expelidas por meio da urina. Se você não urina o suficiente, as bactérias vão se acumulando nos seus rins, podendo causar cálculo renal, mais conhecido como pedra nos rins.

O chá de salsa alivia a dor nos rins, ajudando o órgão a filtrar as toxinas de forma mais eficaz, evitando pedra nos rins. Além disso, é rica em vitaminas, minerais, antioxidantes, alcaloides e aminoácidos, que deixam o organismo todo mais saudável. Ferva 50 gramas de salsa picada em um litro de água por cerca de 10 minutos. Beba um copo desse chá todos os dias.

Aplicar uma compressa quente sobre sua dor nos rins também ajuda, promovendo um alívio temporário. O calor age melhorando o fluxo sanguíneo e minimizando a sensação nervosa. Cuidado para não esquentar demais sua compressa, isso pode causar lesões na pele. A agitação do dia a dia pode fazer seu rim sangrar mais, por isso aproveite esse momento para descansar.

A dor intensa nos rins causada pelas pedras se dá quando elas começam a se movimentar dentro do trato urinário. Nesse caso, o chamado chá quebra pedra pode auxiliar, ajudando a desobstruir os canais renais enquanto elimina o ácido úrico excedente e diminui o inchaço dos rins. Basta ferver duas colheres (sopa) de folhas do quebra pedra em dois litros de água por cinco minutos, coar e beber de duas a três xícaras por dia.

O chá de boldo com camomila e alecrim também diminui a dor nos rins,desinflamando o trato urinário. Em uma panela com água fervente acrescente uma colher (sopa) de folhas de boldo, uma colher (sopa) de folhas de alecrim e uma colher (sopa) de flores de camomila. Deixe a mistura tapada, descansando por 20 minutos. Depois coe e tome de quatro a cinco vezes ao dia.

Vinagre de maçã e sucos também podem aliviar a dor nos rins

O vinagre de maçã ajuda a quebrar as pedras nos rins, sumindo com a dor que tanto tem incomodado. Compre o vinagre do tipo “natural”, misture duas colheres (sopa) do vinagre em um copo d’água e consuma três vezes ao dia. Já o suco de maçã, apesar de servir para evitar um tipo de pedra nos rins mais raro, aumenta a chance de se criarem as mais comuns, então é melhor evitar.

Para prevenir que a dor chegue, você pode beber sucos de laranja e limão diariamente. Devido à grande quantidade de ácido cítrico que possuem, que vira o citrato quando consumido, eles impedem a formação de cristais e pedras no organismo. Caso a dor nos rins seja prolongada, procure um médico, que lhe indicará um tratamento adequado para o seu caso.