Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para regular a menstruação

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

A irregularidade do fluxo menstrual costuma deixar as mulheres um tanto nervosas. Se isso acontece com você regularmente, saiba que há várias possibilidades de regular a menstruação com remédios caseiros. Isso mesmo, aqueles conselhos da vovó, que você acha antiquados, podem ser bastante eficientes. Confira alguns nesse artigo.

regular-a-menstruação

Há várias receitas naturais de chás que podem ajudar a regular a menstruação. Foto: iStock, Getty Images

Chás podem ajudar a regular a menstruação

O chá de sálvia é uma das opções caseiras para regular a menstruação. Use duas colheres de folhas de sálvia para cada livro de água. Ferva tudo por cinco minutos e, depois, deixe por 15 minutos descansando. Coe e tome três xícaras deste chá por dia, entre três e cinco dias antes da provável chegada do fluxo.

Outra boa opção para regular a menstruação é o chá de arruda. Essa planta tem propriedades medicinais que agem sobre os vasos sanguíneos e favorecem a circulação. O preparo do chá de arruda é simples. Você vai precisar de apenas uma colher de sobremesa de folhas de arruda e uma xícara de chá de água fervente.

Adicione as folhas de arruda na xícara de água fervente, tampe e espere até que esteja morno. Para regular a menstruação, a mulher deve tomar três xícaras deste chá por dois dias, antes da provável menstruação.

Canela também pode ajudar a regular a menstruação

A canela também é uma ótima alternativa para a mulher com o ciclo irregular. Os ingredientes para o chá são apenas um pau de canela, uma xícara de água fervente e um litro de vinho tinto.

Coloque o pau de canela em uma panela com água fervente e espere ferver por 5 minutos. Em seguida, coe e acrescente o vinho tinto, em fogo brando, até que comece a ferver. Quando começar, deixe no fogo por mais 5 minutos. Mantenha essa solução em uma garrafa de vidro escuro, em local fresco e seco.

Para regular a menstruação, tome, diariamente, 200 ml deste xarope e pare no primeiro dia da menstruação. Recomece a tomar cinco dias antes da data em que o ciclo foi interrompido no mês anterior. O ciclo menstrual deve começar a se regularizar nos meses seguintes. Não esqueça de marcar no calendário o dia do mês em que começa e o que deixa de tomar o xarope – assim, poderá analisar a evolução do seu tratamento.

A importância de uma boa alimentação para regular a menstruação

Mais importante do que buscar alternativas para regular a menstruação é aprender a se prevenir, para que a irregularidade do fluxo não passe a ser problema constante. O ideal é dedicar uma atenção especial à alimentação. Prefira alimentos naturais e dê espaço em sua dieta para legumes, nozes, vegetais, frutas e grãos integrais. As proteínas de origem animal são as que mais atacam as alterações hormonais.

Manter o peso correto e adequado à altura é também uma maneira de manter o fluxo menstrual regulado. O excesso de tecido rico em gordura no corpo produz mais estrogênio do que o necessário. Por isso, é comum que mulheres com sobrepeso apresentem ciclos irregulares.