Todo mês, durante alguns dias, boa parte das mulheres passa por um momento desagradável, no qual podem ficar bastante irritadiças e sensíveis. Esse período é chamado de síndrome pré-menstrual, ou TPM. Embora muitos homens reclamem de como é difícil lidar com suas esposas ou namoradas nesses dias, as mulheres é que sofrem, com todos os desagradáveis sintomas do ciclo menstrual.
Sintomas da TPM
A intensidade e variedade desses sintomas varia de mulher para mulher. Em alguns casos, podem sumir com o início do período menstrual, mas em outros permanecem dias depois da menstruação. As mulheres com maior probabilidade de sentir as manifestações da tensão pré-menstrualestão entre 20 e 40 anos de idade – principalmente aquelas que têm filhos e histórico de depressão na família.
Entre os mais comuns sintomas da TPM estão:
– Irritabilidade e explosões de raiva
– Inchaço e ganho de peso periódico
– Ânsias
– Dores de cabeça
– Perda do desejo sexual
– Ansiedade e mau humor
– Cólicas abdominais
Remédios naturais para a TPM
A tensão pré-menstrual pode ser combatida com uma série de tratamento, vários deles naturais. Algumas ervas, conhecidas como adaptogênicas, podem trabalhar para normalizar as funções corporais e assim manter o seu equilíbrio correto. Conheça elas:
Vitex (Vitex agnus-castus)
Vários estudos clínicos comprovaram que a erva pode reduzir alguns sintomas, especialmente a sensibilidade, constipação, irritabilidade, humor deprimido, raiva e dor de cabeça.
Angélica-chinesa (Angelica sinensis)
A angélica-chinesa, também conhecida como Dong Quai, tem sido usado por milhares de anos na medicina chinesa, coreana e japonesa. Ela é uma das mais populares plantas na medicina chinesa, usada principalmente para problemas de saúde tipicamente das mulheres.
Por isso, ela é chamada de “ginseng feminino”, com base em seu uso para distúrbios ginecológicos (como menstruação dolorosa ou dor pélvica), recuperação do parto e baixa vitalidade.
Erva-cidreira (Melissa officinalis)
A erva-cidreira tem sido usada durante séculos devido aos seus efeitos calmantes. Por isso, também pode ajudar com a ansiedade e insônia, sintomas relacionados a TPM.
Bardana (Arctium lappa)
Conhecida por seus efeitos anti-inflamatórios, a bardana pode ajudar a melhorar a capacidade do fígado para metabolizar hormônios, como o estrogênio, e assim amenizar os sintomas associados ao desequilíbrio hormonal.
Hipericão (Hypericum perforatum L.)
A erva-de-são-joão tem sido usada com sucesso para tratar a depressão ligeira e mau humor, que às vezes acompanham a TPM. Mas cuidado, pois pode interferir no efeito das pílulas anticoncepcionais e torná-las menos eficazes.
Ginkgo (Ginkgo biloba)
A ginkgo é principalmente conhecida e estudada por conta de seus efeitos sobre a memória. No entanto, estas erva também é considerada útil para os sintomas da TPM, principalmente quanto à retenção de líquidos e sensibilidade mamária.
Cálcio, magnésio e vitamina B6
Essa é uma fórmula de energia que pode fazer maravilhas. Estes ingredientes foram cuidadosamente pesquisados e proporcionam resultados positivos para a dor, o humor e os sintomas gerais da TPM. O magnésio é particularmente eficaz para combater os desejos de chocolate. Por isso, durante a tensão pré-menstrual, invista em alimentos ricos nestas substâncias.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!