Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para eliminar úlceras na boca

Por Redação Doutíssima 12/11/2014

Nossa boca possui uma pele muito sensível, por isso, quando há alguma inflamação, é provável que provoque muita dor e desconforto. As úlceras na boca são um dos problemas que podem aparecer nesse local, surgindo no interior das bochechas, lábios, debaixo da língua ou no assoalho da boca.

Saiba mais sobre as úlceras na boca

Estas feridas são bastante dolorosas e de cor branca, rodeadas por uma borda vermelha inflamada. Elas podem ser causadas por um certo número de fatores, como os alimentação, constipação, fatores hereditários, alterações hormonais, excesso de acidez, estresse e deficiências de vitaminas do complexo B, vitamina C, ferro, ou outros nutrientes.

úlceras-na-boca

Úlceras na boca podem ser tratadas com remédios caseiros e naturais. Foto: iStock, Getty Images

A úlcera na bocageralmente não são graves e tendem a desaparecer entre sete a 10 dias. Se você quiser acelerar um pouco este processo de cura, existem alguns remédios caseiros que podem te ajudar. Veja quais são os melhores métodos para acabar com as úlceras na boca mais rapidamente.

Remédios caseiros para curar as úlceras na boca

Raiz de alcaçuz

As úlceras na boca podem ser curadas com raiz de alcaçuz. Essa planta funciona como um emoliente e forma um revestimento que protege as membranas das mucosas e acalma as lesões abertas. Ela também tem propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, que são fundamentais para a cura.

Para isso, coloque uma colher de sopa de raiz de alcaçuz esmagada em dois copos de água por duas horas. Depois, faça bochechos com este líquido várias vezes ao dia.

Leite de coco

O leite de coco é altamente benéfico em acalmar a dor das úlceras. Misture um pouco de mel em uma colher de sopa de leite de coco e massageie a mistura na área afetada. Faça isso três ou quatro vezes por dia. Você também pode simplesmente lavar a boca com leite de coco fresco para ajudar na cura das úlceras.

Coentro

Uma infusão de sementes de coentro é um remédio caseiro que pode trazer alívio considerável e reduzir a inflamação das úlceras na boca. Ferva uma colher de chá de sementes de coentro em um copo de água. Coe e deixe esfriar. Depois é só fazer bochechos de três a quatro vezes por dia.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio também ajuda a tratar úlceras na boca. Ele é especialmente útil para os casos em que elas são causadas por alimentos ácidos, já que o bicarbonato de sódio ajuda a neutralizar o pH.

Ele também irá reduzir a inflamação e remover os germes e bactérias – mas esteja ciente de que ele pode causar uma sensação de queimação. Misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio com um pouco de água para fazer uma pasta fina e coloque sobre a área afetada. Repita isso várias vezes ao dia.

Gelo

O gelo é um remédio eficaz para anestesiar a dor das úlceras na boca. É particularmente útil você aplicar o gelo sobre a área afetada assim que sentir sintomas como um formigamento e sensação de queimação, antes que a dor das úlceras comece a aparecer.