Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para tratar as pernas doloridas

Por Redação Doutíssima 16/10/2014

Se você leva uma vida sedentária, sem praticar exercícios físicos com regularidade, e ainda permanece longas horas em pé ou com pouca movimentação no seu trabalho, é bem provável que, frequentemente, tenha a sensação de pernas doloridas. O desconforto nos membros inferiores pode ter outras origens e, dependendo da sua intensidade, pode ser tratado com simples remédios naturais.

pernas-doloridas

Em certos casos, remédios caseiros podem melhorar as pernas doloridas. Foto: iStock, Getty Images

Cuidados com as pernas doloridas

A dor nas pernas é uma condição comum após uma uma lesão, mas também pode ter origem em ocorrências não traumáticas. A intensidade pode variar bastante de acordo com a origem do desconforto. A dor pode ser constante ou intermitente, aparecendo durante alguma atividade ou até mesmo num período de descanso.

A causa mais frequente das pernas doloridas é a má circulação. Considerando isso, o recomendado a fazer, assim que as dores surgem, é deitar-se e manter os membros inferiores no nível do coração, auxiliando, assim, o sistema circulatório.

Muitas vezes, as pessoas decidem procurar atendimento médico apenas quando a dor começa a interferir em suas vidas no dia a dia. Mas se a sensação de pernas doloridas começa de repente, especialmente quando a perna fica quente e inchada ou pálida e fria, isso deve ser motivo de preocupação.

Crianças com pernas doloridas que desenvolvem febre devem ser levadas imediatamente para avaliação profissional. Mas quando a dor está mais relacionada a uma longa jornada em pé ou na mesma posição, e não dá sinais de ser um caso grave, pode ser tratada com remédios caseiros e simples.

Saiba como aliviar as pernas doloridas com receitas caseiras

Óleo de mostarda e cânfora

A combinação de óleo de mostarda com cânfora é um ótimo remédio para o tratamento em casa das pernas doloridas. Para isso, misture 15 gramas de cânfora e 250 ml de óleo de mostarda. A mistura pode ser armazenada em um frasco de vidro e deve ser deixada marinar durante uma semana, mexendo diariamente. Use como uma loção de massagem, sempre que sentir dos nas pernas.

Óleo de coco

O óleo de coco é um excelente calmante, amplamente utilizado pela medicina natural como um remédio caseiro para tratar as pernas doloridas ou a inflamação no joelho. Você deve aplicá-lo quente e massagear suas pernas e pés todas as noites, ou então três vezes por dia se o estado é mais complexo.

Nozes

Na medicina chinesa, as nozes são consumidas em jejum no tratamento das pernas doloridas. Seus ácidos graxos melhoram a circulação do sangue e esta é, muitas vezes, a razão da dor. O tratamento é comer três nozes em jejum durante duas semanas para que os resultados apareçam.

Ginkgo Biloba

As folhas da árvore de ginkgo, também conhecida como “árvore da vida“, são um excelente remédio natural para tratar quaisquer problemas de circulação. Esta erva medicinal deve ser consumida como um chá, duas vezes ao dia. Não custa lembrar que medicamentos fitoterápicos devem ser aprovados por um profissional da medicina, para que ele atente para as possíveis contraindicações.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!