Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar sintomas de depressão

Por Redação Doutíssima 10/11/2014

Não é à toa que a depressão é chamada de mal do século. A cada ano, novos recordes de ocorrências desse distúrbio são registrados em todas as partes do mundo. Quando essa condição está nas suas fases iniciais, o problema pode ser tratado com remédios caseiros que atacam seus sintomas.

depressao

A depressão, o mal do século, pode ser amenizada com receitas caseiras. Foto: iStock, Getty Images

Como tratar a depressão

Antes de tudo, é preciso diferenciar a tristeza e o abatimento casuais de um quadro clínico de depressão. O segundo caso geralmente é crônico, e pode não ter uma origem bem definida. O diagnóstico pode ser dado por um médico psiquiatra. Seja como for, você também pode buscar ajuda em algum dos tratamentos caseiros abaixo.

Remédios caseiros para tratar a depressão

Erva-de-são-joão

A erva-de-são-joão é uma das opções para quem está deprimido, pois ela auxilia na restauração do sistema nervoso. Você vai precisar de 2 gramas de folhas e galhos secos da planta e um litro de água. Depois de ferver a água, ponha em um recipiente junto com as folhas da erva. Tape por alguns minutos, espere que amorne, coe e beba logo em seguida. Tome de 3 a 4 xícaras por dia.

Também conhecida como hipericão, a erva-de-são-joão tem propriedades que atuam como antidepressivo natural em casos de transtornos psicoativos, mau humor de origem depressiva, ansiedade e agitação nervosa.

A erva tem sido considerada um remédio de primeira linha no tratamento da depressão entre leve e moderada. Especialistas indicam seu uso nos casos em que os medicamentos tradicionais são mal tolerados.

Biomassa de banana verde

Por causa da forte presença de potássio, fibras, vitaminas B1 e B6, betacaroteno, sais minerais e vitamina C, a biomassa da banana verde é um excelente remédio caseiro usado no combate à depressão. Seu preparo é bem simples e você precisa somente de cinco bananas verdes orgânicas e de aproximadamente 2 litros de água.

As bananas devem ser bem lavadas e colocadas com casca em uma panela de pressão com água que cubra todas as bananas. Deixe no fogo fervendo por 20 minutos até que as frutas fiquem bem macias. Retire suas cascas e, em seguida, bata a polpa no liquidificador até que vire uma mistura homogênea. Se for preciso, acrescente um pouco de água morna.

A mistura deve ser congelada em forminhas de gelo. Seu uso se dará nos pratos que você prepara normalmente, use um cubinho na sopa ou em qualquer receita que for de seu agrado, como mingaus, molhos, no preparo de pães, bolos e biscoitos. No caso específico do tratamento da depressão, você deve consumir dois cubinhos diariamente, um no almoço e outro na janta.

A banana verde possui amido resistente, uma fibra solúvel transformada em frutose que dá o sabor doce à banana quando ela fica madura. Esta substância é boa para o funcionamento do intestino e se torna um grande aliado do sistema imunológico, auxiliando no combate de outras doenças também, além da depressão.