Remédios Caseiros

Conheça remédios caseiros para curar e evitar a tendinite

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

Se você trabalha há anos em uma mesma função, pratica há muito tempo um esporte ou hobby que necessita de um movimento repetitivo, é bem possível que tenha ou, em algum momento, desenvolva a tendinite. Essa é uma lesão crônica causada por movimentos repetitivos ou grande esforço das articulações, que acabam causando a inflamação do tendão.

tendinite

Tendinite costuma aparecer após esforços e posições repetidas. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a tendinite

O tendão é uma estrutura fibrosa que serve como uma ponte para a união entre ossos e músculos e, por isso, está diretamente envolvido em muitos movimentos. A tendinite provoca dor e sensibilidade em uma articulação. Ela pode ocorrer em qualquer um dos tendões do seu corpo, mas é mais comum em torno de seus ombros, cotovelos, pulsos e calcanhares.

Se o caso é grave, leva à ruptura de um tendão e pode ser necessário o reparo cirúrgico. Mas a maioria dos casos de tendinite pode ser tratada com sucesso apenas com repouso, fisioterapia e medicamentos para reduzir a dor.

A tendinite pode afetar homens e mulheres de todas as idades. E, além disso, pode ser causada por uma lesão ou devido à idade, quando tendões perdem a elasticidade. Fique de olho se você sente dor, dificuldade no movimento, sensação de calor ou ardor ao redor de uma área específica ou se a área dos tendões está vermelha e inchada – são todos sinais de tendinite.

Se você notou alguns desses sintomas e eles persistirem e interferirem nas suas atividades cotidianas, consulte seu médico.

Remédios caseiros para a tendinite

Mas também é possível utilizar remédios caseiros no tratamento da tendinite. Muitas ervas podem diminuir os sintomas mais desagradáveis, como a dor. Veja abaixo alguns dos métodos que você pode aplicar em casa para o tratamento dessa condição.

Note que, enquanto não há nenhuma ruptura de tendão, os remédios naturais não só podem ajudar a aliviar a tendinite, mas até mesmo curá-la.

Camomila

A camomila tem excelentes propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Por isso, a infusão dessa planta pode ser colocada sobre a área afetada por cerca de 20 minutos, pelo menos três vezes ao dia. Procure alternar as compressas de chá de camomila, para que elas estejam sempre quentes.

Aloe vera

É um outro analgésico natural e anti-inflamatório. Há muito bons óleos e preparações à base de aloe vera, mas você pode usar a própria planta, de você tiver em casa. Corte, extraia o gel e coloque-o na área afetada.

Arnica

Em lojas de produtos naturais ou farmácias de manipulação, é possível encontrar géis ou cremes feitos com extratos de arnica e garra do diabo, que podem ser muito úteis para o tratamento da tendinite.

Massagem terapêutica

Uma massagem aplicada por um profissional, com óleo de aloe vera, é um dos melhores remédios naturais para tratar tendinite. Ainda pode evitar novas ocorrências no futuro.

Banhos quentes

Coloque água quente (cuidado com queimaduras) em uma bacia com sal e um copo de vinagre. Mergulhe, deixando a área da lesão submersa por cerca de 20 minutos, três vezes por dia.