Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para amenizar a enxaqueca

Por Redação Doutíssima 17/10/2014

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que atinge grande parte da população mundial. Ainda que as pessoas confundam os conceitos, a enxaqueca é uma síndrome neurológica que tem como sintoma a cefaleia. Ela se caracteriza por dores de cabeça repetidas, de forma geral pulsáteis, em um ou dos dois lados da cabeça,que podem ter intensidade moderada ou ser bastante intensas.

enxaqueca

Crises de enxaqueca podem prejudicar a realização das atividades cotidianas. Foto: iStock, Getty Images

Crises de enxaqueca

É comum que, junto com uma crise de enxaqueca, surjam outros sintomas, como náuseas e vômitos, além de intolerância à luz ou a barulhos. Essas crises podem ser precedidas por alguns sintomas como irritabilidade, hiperatividade, depressão nervosa, falta de apetite, dificuldade de concentração e memorização, sonolência, bocejos repetidos e também vontade de comer algum alimento específico, como chocolate, por exemplo.

Como tratar a enxaqueca

Uma crise pode durar entre 4 e 72 horas. Caso dure mais do que isso, ou aconteça com muita frequência, o auxílio médico deve ser imediatamente procurado. Quando esse problema neurológico se torna recorrente, as atividades cotidianas da pessoa são prejudicadas, e apenas o médico poderá determinar qual a raiz da enxaqueca e, assim, tratá-la da maneira mais adequada.

Se você sofre de uma forma de enxaqueca mais branda, pode apostar, antes de procurar a ajuda médica, em calmantes naturais. É isso mesmo: é possível prevenir a enxaqueca em casa e de forma simples. Quer saber como? Então confira algumas opções de remédios caseiros que, combinados, amenizam os efeitos da enxaqueca.

Conheça 5 receitas caseiras para acabar com a enxaqueca

Cataplasma de limeira

Em um pilão, esmague um punhado de folhas de limeira junto com 1/2 cálice de água, até que forme uma pasta. Aplique esta pasta diretamente sobre a área da cabeça que dói – ou então em uma gaze e depois na cabeça, por meia hora. Faça isso sempre que a dor de cabeça surgir.

Chá de gengibre

Rale 50 gramas de gengibre e ferva-o com 1 litro de água por quinze minutos. Desligue o fogo e coe o chá. Beba este chá várias vezes ao dia.

Alcachofra

Incorporar o uso da alcachofra em sua dieta pode ser uma boa pedida para quem busca alívio para as crises de enxaqueca.

Vinagre de maçã

Já é sabido que o vinagre de maçã tem muitas aplicações, além do tempero da salada. O alívio da enxaqueca é um deles. Tomar duas colheres de sopa de vinagre de maçã pode aliviar a cefaleia característica dessa condição. Dissolva o vinagre em um copo de água para que seu sabor não fique tão forte.

Casca de melancia

Outro remédio popular para eliminar a dor de cabeça é colocar um pedaço de casca de melancia sobre as têmporas e deixá-lo até eliminar dor. O mesmo procedimento pode ser feito com rodelas de batatas aplicadas em forma de compressas na região.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!