Remédios Caseiros

Yohimbe: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 23/01/2015

O yohimbe é o nome de uma árvore africana, originária do Zaire, que contém uma substância extremamente útil ao ser humano, a yohimbina. Essa substância é utilizada para a elaboração de uma série de medicamentos, mas sua propriedade mais conhecida é de atuar como uma espécie de estimulante sexual.

 

yohimbe

Planta estimulante sexual também combate sintomas da depressão. Foto: iStock, Getty Images

 

Estima-se que 50% dos homens que consomem o yohimbe recuperam sua capacidade de ereção e, além disso, possuem mais facilidade para a excitação sexual.

Como o yohimbe funciona

 

A yohimbina, substância presente no yohimbe, consegue aumentar o fluxo do sangue e potencializar os impulsos nervosos no pênis e na vagina. Mas é importante ressaltar que os benefícios desta planta só acontecem se os distúrbios apresentados tiverem causas como ansiedade e nervosismo, por exemplo.

A ingestão por conta própria dessa substância não é totalmente segura, já que alguns efeitos colaterais podem ser sentidos. Para se ter uma ideia, o yohimbe pode afetar gravemente o funcionamento do coração, principalmente se a pessoa toma medicamentos antidepressivos.

A interação do yohimbe com antidepressivos tricíclicos, por exemplo, pode até mesmo ser fatal. Além disso, alguns outros efeitos colaterais podem ser sentidos após o consumo do yohimbe.

Destacam-se, dentre eles, mal-estares estomacais, ansiedade, hipertensão, tremores e insônia. Não é por outro motivo que na América do Norte, por exemplo, essa substância é vendida apenas com prescrição médica.

Por fim, vale ressaltar que menores e mulheres grávidas ou em fase de amamentação, bem como pessoas que tenham problemas de pressão, crises nervosas, problemas de rim ou fígado e diabéticas, devem evitar o consumo dessa substância.

Portanto, se você tem problemas sexuais e quer testar o yohimbe, busque em primeiro lugar uma orientação médica, para ser totalmente esclarecido dos riscos do consumo, bem como qual é a dose segura para o seu caso. Outra alternativa, também, é optar por outros estimulantes sexuais naturais, tais como o ginseng, o gengibre ou a canela, por exemplo.

Yohimbe também contra a depressão

 

 

Não é apenas para tratar de problemas sexuais que o yohimbe é indicado. Em doses adequadas, essa substância é bastante útil para amenizar eventuais estresses pós-trauma e atuar no alívio dos sintomas da depressão.

Além disso, é bastante utilizado por atletas, pois potencializa o relaxamento dos músculos em casos de trauma, como as distensões, sendo também um ótimo estimulante. É também bastante eficaz no alívio de dores, desde as mais comuns até as mais complexas, quando utilizado na forma de cataplasmas.

Finalmente, existem relatos de que essa substância pode auxiliar nos processos de emagrecimento e perda de peso. Esse benefício, todavia, ainda não foi comprovado cientificamente.

Remédio caseiro

 

Apesar de ser possível encontrar o yohimbe de diversas formas – desde comprimidos até sua fórmula em pó, é possível preparar um remédio caseiro com essa planta. O ideal é fazer um chá.

Para isso, você precisa de três colheres da casca do yohimbe. Basta fervê-las adicionando duas xícaras de água, por aproximadamente 15 minutos. Após, coe com um filtro de café e espere esfriar para consumi-lo. Na hipótese de você não gostar do sabor, é possível adicionar uma colher de mel.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!