Remédios Caseiros > Uncategorized

Mastruço: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

Geralmente, as plantas medicinais não possuem muitas pesquisas que comprovem sua eficácia, mas algumas delas, como o mastruço, vem sendo usadas por muitos anos com sucesso no tratamento de diversas doenças.

Também conhecido como erva-de-santa-maria, mastruz e menstruço, é usado desde antes do descobrimento do Brasil – acredita-se que os índios já usavam a planta.

Mastruço

Planta vem sendo usada por índios desde antes do descobrimento do Brasil. Foto: iStock, Getty Images

Mastruço cresce em quintais

 

Muitas pessoas possuem esta planta em casa e sequer imaginam que ela tem ricas propriedades curativas, que incluem funções adstringentes, expectorantes, fungicidas e inseticidas, além de acabar com parasitas intestinais e relaxar espasmos.

É por isso que herbalistas indicam a planta no tratamento de problemas respiratórios e também combate a complicações de pele. Todos estes benefícios se devem à sua composição química, já que a planta é rica em óleos essenciais, histamina, glicol, ácidos butírico, taninos, cimal, pectina, limoneno, carveno e também muitos sais minerais.

A planta pode ser usada de diversas formas, mas uma menos comum é na culinária, na preparação de saladas, peixes, sopas, etc. Devido ao aroma de suas folhas ela pode ser usada como tempero e potencializador do sabor dos alimentos, além de contribuir com suas propriedades nutricionais, já que tem um teor elevando de vitamina C, ferro e arsênico.

O mastruço pode ser usado, ainda, como chá, óleo essencial, sucos, cataplasmas, mas algumas combinações tornam os efeitos desta planta ainda mais eficientes. Veja quais os melhores remédios caseiros que usam a erva.

Cataplasma de mastruço

 

Este é um remédio caseiro que tem efeitos benéficos em casos de bronquite, dores musculares, articulares e problemas de pele. Para isso, basta usar um punhado de folhas, sementes frescas e flores de mastruço, e colocar em um pilão.

Adicionar um pouco de água e amassar até formar uma pasta. Agora, basta aplicar no local afetado com a ajuda de uma gaze ou pano de algodão limpo. Deixe agir por no mínimo uma hora. No caso de problemas respiratórios, basta aplicar o cataplasma no peito ou nas costas.

Xarope

 

 

O mastruço é muito benéfico no tratamento de problemas respiratórios, por isso, este xarope pode ser usado nestes casos. Para preparar, você vai precisar de uma vasilha de vidro e colocar uma colher de folhas e adicionar água fervente e deixar em infusão por no mínimo 10 minutos.

Depois, coe a mistura, acrescente duas xícaras de açúcar cristal e leve ao fogo até desmanchar o açúcar. Utilize o xarope na dose de uma colher de sopa regularmente, três vezes ao dia.

Tintura

 

Outra forma de usar esta planta é preparando uma tintura, assim você pode utilizá-lo em pequenas doses, sempre que precisar. Para fazer a tintura em casa, você vai precisar de um pilão para amassar duas colheres de folhas, flores e sementes frescas da planta.

Depois é só adicionar uma xícara de chá de álcool de cereais e deixar descansar em um pote de vidro com tampa por três dias. Depois deste tempo, coe a mistura e guarde em um frasco de vidro escuro. Você pode utilizar a tintura diluída em água, em uma dose de uma colher de chá, sempre antes das principais refeições.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!