Remédios Caseiros

Elimine a verruga com remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Uma verruga se forma quando o vírus do papiloma humano (HPV) invade uma pequena parte de sua pele. Apesar dessas nomenclaturas complicadas, isso não é motivo para maiores preocupações. HPV é um termo genérico, que abrange vários tipos de vírus que podem aparecer no nosso corpo.

verruga

Uma verruga aberta pode passar o vírus para outra pessoa ou parte do corpo. Foto: iStock, Getty Images

Transmissão da verruga

Geralmente, a verruga aparece como um crescimento de pele, com uma superfície áspera, que pode ter vários tamanhos e formas. Apesar de poder surgir em qualquer parte do corpo humano, ela aparece com mais frequência nas mãos e dedos.

Isso porque ela pode ser transmitida pelo contato direto de uma parte do corpo com outra. Se uma verruga na mão é ferida, o vírus pode ser transmitido para outra superfície da pele. O maior cuidado deve ser tomado em relação às verrugas genitais, que requerem atenção médica.

A proliferação de verrugas é associada, com bastante frequência, ao nosso sistema imunológico. Em outras palavras, quando o sistema de defesa interno do nosso organismo estiver debilitado, há mais chances de o vírus se espalhar, causando mais verrugas.

Portanto, para prevenir o surgimento de novas saliências na pele, mantenha sempre uma alimentação saudável e balanceada, com alimentos ricos em vitamina C, que fortalece nossa imunidade.

Para tratar uma verruga já existente, há uma série de remédios caseiros que podem ser aplicados para reduzir ou eliminar a verruga.

Confira 8 dicas de receitas caseiras para eliminar uma verruga

Batata

Corte uma batata ao meio e esfregue, com firmeza, umas das metades sobre a verruga, certificando-se de que a pele fique coberta com o suco da batata crua. Repita o procedimento pela manhã e à noite, ao longo de duas semanas, para começar a ver resultados.

Vinagre de maçã

Mergulhe uma bola de algodão em vinagre de maçã e aplique diretamente nas verrugas. Use um esparadrapo para fixar a bola de algodão no local. Remova após três a quatro horas e repita o método diariamente e, em três dias, começará a notar uma melhora. O vinagre de maçã funciona tentando equilibrar o pH da pele.

Fita adesiva

Coloque um pequeno quadrado de fita adesiva sobre a saliência e deixe no lugar, removendo apenas para substituir a fita por outra. Os resultados costumam aparecer após duas semanas.

Laranja

Esfregue a verruga com a casca de uma laranja. Ela ficará com a cor da laranja e, depois, escurecerá, antes de, finalmente, cair. Isso acontece após aproximadamente duas semanas de tratamento.

Aloe vera

Molhe um algodão em aloe vera fresca e aplique diretamente no local. Repita isso todos os dias, durante duas semanas, para começar a ver o resultado.

Alho

Esfregue, uma vez por dia, um alho cru sobre a verruga. Depois de duas semanas você começará a notar o resultado.

Banana

Se o seu problema são verrugas nos pés, deixe uma casca de banana em contato permanente com o local. Você pode prendê-la com um esparadrapo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!