Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para afonia

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

Sabe quando a nossa voz fica rouca e, quanto mais tentamos falar, mais ela fica fraca, até que praticamente some? Essa condição é conhecida como afonia, e pode ser causada por diversos fatores. Felizmente, além dos medicamentos receitados pelo médico, há uma série de remédios caseiros que podem acelerar a recuperação da voz.

afonia

Receitas naturais são muito eficientes para acelerar a cura da afonia. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a afonia

 

A afonia assume várias formas diferentes. A primeira delas é quando existe a perda parcial da voz e ela parece ficar rouca. A segunda é quando ocorre a perda completa da voz, que fica parecida com um sussurro.

 

A perda de voz acontece lenta ou rapidamente, dependendo da causa. Esta condição se dá devido a diversos fatores, sendo uma espécie de distúrbio de voz que pode ser ocorrer devido à impossibilidade de vibração das cordas vocais. Às vezes, você perde a voz momentaneamente devido a um forte resfriado, por falar durante muito tempo, gritar ou até mesmo por estresse.

 

Esta condição, em alguns casos, demora um dia ou dois para passar, até que você sinta uma melhora na voz. Mas, se isso não acontecer, é necessário investigar, com um médico, quais as verdadeiras causas da sua afonia. Além disso, alguns remédios caseiros podem ajudar a devolver a voz.

 

Primeiros cuidados

 

Existem várias maneiras de se recuperar de um caso simples de perda de voz. A primeira delas é se abster completamente de falar. Isso permite que as cordas vocais consigam descansar e curar-se.

 

Quando o sussurro parecer tentador, lembre- se que ele também deve ser evitado, uma vez que produz pressão de ar indevida sobre as cordas vocais. Se não conseguir parar de falar, procure fazer isso lentamente, suavemente e sem esforço.

 

Você pode usar um bloco para se comunicar até ver melhoras em sua afonia. Outra solução é beber bastante água – com isso as suas cordas vocais ficarão sempre hidratadas, além de a água ajudar na eliminação de organismos estranhos. É um importante auxílio, principalmente se a real causa da afonia for relacionada com algum tipo de infecção.

 

Remédios caseiros para afonia

 

Além dos cuidados com a voz, é possível fazer muitos remédios para curar a afonia. Uma solução é o gargarejo com água salgada combinada com suco de limão. O mel também tem propriedades que ajudam a combater muitas possíveis causas desse problema, já que é um anti-histamínico, que acaba com as bactérias. Se você tiver uma infecção, ele ajuda a erradicá-la.

 

Você pode tomar um chá de mel e limão todas as noites, antes de dormir, e logo sua voz irá começar a ter melhoras significativas. Igualmente, beber um copo de água morna com suco de limão durante o dia é adequado para resolver o problema de rouquidão e falta de voz, devido às suas altas doses de vitamina C e às suas propriedades antissépticas.

A inalação de vapor também pode ser benéfica, usando os óleos essenciais de bergamota, eucalipto, gerânio ou lavanda. Despeje água fervente em uma bacia e deixe evaporar durante alguns segundos e, em seguida, adicione um ou mais dos óleos essenciais na água.

 

Sente-se em uma cadeira na frente da bacia, incline a cabeça diretamente sobre o recipiente e cubra a cabeça com uma toalha. Inale profundamente e lentamente através da boca, durante 10 minutos. Isto terá um efeito relaxante em suas cordas vocais.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!