Exercícios

Avaliação periódica ajuda saber se exercícios físicos estão funcionando

Por Redação Doutíssima 04/12/2014

Mesmo malhando muito, às vezes ficamos em dúvida se o exercício está realmente fazendo o efeito esperado. Olhando você acha que não muda nada, mas e fisiologicamente? Outra dúvida muito frequente é saber se estamos praticando os exercícios físicos de forma correta e os resultados refletem se sim ou não.

 

Afinal, não adiantaria também investir horas e horas malhando coxas, glúteos, peitoral, braços, etc se não estamos percebendo nenhum efeito.

exercícios-físicos

Orientação de especialistas auxilia na obtenção de resultados. Foto: iStock, Getty Images

Avaliação antes dos exercícios físicos

 

É bem possível que a prática de exercícios físicos já esteja surtindo algum efeito, ainda que pequeno ou mesmo que você não tenha noção dos resultados. Por isso, é importante que, antes do início, você faça uma avaliação corporal completa com um profissional especializado. Com um programa direcionado, seus objetivos e resultados ficarão claros.

 

Na avaliação, o treinador físico habilitado, nutricionista ou médico irá medir todos os seus índices de massa, a magra, a gorda, a muscular e os líquidos que temos. A soma de tudo isto é o peso que possuímos.

 

Se você não tem esse acompanhamento profissional, vai desconhecer estes dados e pode acabar achando que o seu treino não está funcionando ou se desmotivar. Muitas mulheres começam a malhar e ganham peso por terem ganhado massa muscular, o que não significa que engordaram. Esta avaliação pode esclarecer isso.

 

Além disto, com a avaliação em mãos, o treinador pode indicar os melhores exercícios para conquistar o seu objetivo. Tem mulheres que se consideram acima do peso, mas o seu índice de massa magra é semelhante ao de uma mulher magra e no peso ideal, ela pode estar apenas com uma gordura localizada nos quadris, por exemplo. Tendo isto em vista, o treinador vai montar um treino de exercícios físicos voltados ao seu objetivo.

 

Os exercícios físicos, independente da área que esteja focando mais, pernas, glúteos, braços, etc, já oferecem uma gama de melhorias para o corpo. Com a prática contínua você vai começar a perceber melhora no tônus muscular, na circulação sanguínea o que também melhora a aparência e diminuição da celulite, na diminuição de flacidez, entre outros.

 

Sempre há benefícios na prática de exercícios e eles sempre valem a pena. O acompanhamento é bacana para que você possa enxergar os seus resultados e continuar malhando com todo o gás.

 

Exercícios físicos reduzem as medidas

 

Se o seu objetivo nos exercícios físicos é o emagrecimento, além dessa prática que mede todos os índices de massa corpórea, é bacana ficar de olho nas medidas. Você pode montar um esquema de medidas em todo o corpo, como se estivesse tirando as medidas para fazer uma roupa na costureira.

 

Meça a largura do tórax, a cintura, o baixo ventre, o quadril, a região dos glúteos, a circunferência das coxas, a panturrilha, o braço e o antebraço. Anote tudo direitinho. O ideal é fazer pela manhã enquanto não estamos com o corpo inchado.

 

Refaça as medidas uma vez por semana ou a cada quinze dias e sempre no mesmo horário. Não caia na tentação de se pesar ou medir todos os dias.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!