[the_ad_group id="16403"]
Guia dos Dentes

Fique por dentro dos mitos sobre o aparelho dental fixo

Por Redação Doutíssima 22/12/2013

Durante décadas, os aparelhos dentários têm ajudado pacientes a desenvolver sorrisos saudáveis. Se você tem dentes fora do lugar, usar um aparelho dental fixo é o mais adequado. Os dentes tortos, muitas vezes, colocam pressão extra em partes da sua boca e levam a complicações graves mais tarde.

 

Embora os aparelhos pareçam intimidadores, eles podem aumentar sua autoconfiança e dar-lhe o sorriso saudável que você sempre quis.

aparelho dental

Para muitas pessoas, o uso do aparelho fixo é importante para manter a saúde dos dentes. Foto: iStock

 

Aparelho dental pode ser essencial para a saúde

O tratamento com aparelho dental fixo é usado para melhorar a aparência, a posição e a função dos dentes tortos ou anormalmente organizados. Nesses casos, a utilização dele é importante porque o desenvolvimento fora do comum de dentes e mandíbula é capaz de afetar a forma da face.

 

Engana-se quem pensa que eles são uma novidade. De acordo com a Associação Americana de Ortodontistas, arqueólogos já descobriram antigas múmias com bandas de metal acondicionadas em torno de dentes individuais.

Desde então, a técnica foi aperfeiçoada através dos séculos, passando por modelos assustadores feito de madeira ou ouro e chegando aos mais modernos, quase imperceptíveis.

 

É importante ter em mente que usá-lo não visa apenas um sorriso bonito, mas também a promoção da saúde dental. Quando seus dentes são desalinhados, a placa bacteriana e as bactérias possuem mais fendas para se esconder, e muitas vezes isso eleva as chances de cáries.

Nesses casos a mandíbula também pode ficar desalinhada, movendo-se de forma inadequada e causando desgaste natural nos músculos e tendões.

 

Mitos sobre o aparelho dental fixo

Por muitas décadas, eles foram motivo de horror, já que eram grandes e ficavam externos à boca. Hoje em dia, esse tipo de aparelho dental é discreto, mas algumas pessoas ainda o evitam devido aos muitos mitos que o cercam. Veja alguns deles.

 

1. Existe limite de idade para aparelhos dentários

As pessoas costumam relacionar aparelhos ortodônticos a adolescentes, mas eles são feitos para todas as faixas etárias desde que dentes e gengiva estejam saudáveis. Porém, muitas vezes leva mais tempo para adultos corrigirem problemas de dente e mandíbula se comparados às crianças.

Para os mais velhos, o período de uso chega a três ou quatro anos, enquanto os pequenos costumam tirá-los depois de apenas dois anos.

 

2. Meu dentista pode facilmente endireitar e alinhar os dentes como um ortodontista

Um ortodontista recebe treinamento e educação especializada, possuindo formação acadêmica avançada. Eles estão cientes de todas as últimas tecnologias relacionadas à área, garantindo que os pacientes recebam o melhor tratamento possível.

 

3. Usar um aparelho dental fixo é extremamente doloroso

As pessoas facilmente se acostumam com o aparelho, e depois ele fica bastante confortável. O período de tratamento varia de pessoa para pessoa. Em alguns casos a utilização dele dura apenas poucos meses.

 

4. Somente um aparelho fixo pode endireitar os dentes

Não necessariamente, uma vez que novas tecnologias já permitem ter dentes retos sem o uso do aparelho. O alinhador Invisalign, uma placa transparente e removível, é  a forma mais popular para alinhar dentes sem aparelhos.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]