Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédio caseiro caxumba

Por Redação Doutíssima 10/12/2014

A caxumba é uma infecção viral extremamente comum entre crianças e jovens – embora os adultos também possam ser contagiados. Ela afeta principalmente as glândulas salivares, localizadas na parte posterior de cada face, na área entre a orelha e a mandíbula. Para acelerar a cura e obter alívio dos seus sintomas, é possível tentar alguns remédios naturais e caseiros.

caxumba

Remédios caseiros e naturais agem sobre os sintomas da caxumba. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a caxumba

 

A infecção provoca inchaço das glândulas salivares e dor intensa. Outros sintomas comuns incluem febre alta, dor de cabeça, dor de garganta, ouvidos doloridos, perda de apetite, fadiga, dificuldade de deglutição, mastigação e até mesmo ao falar.

 

O vírus se espalha através de germes, transmitidos pela tosse e espirros de uma pessoa infectada. Há um período de incubação de 14 a 24 dias, antes de os sintomas aparecerem – ou seja, as pessoas, nesse período, podem transmitir o vírus antes mesmo de saberem que estão infectadas.

 

Como na maioria das outras doenças virais, é preciso esperar o tempo de cura da caxumba, que não deve ultrapassar duas semanas. Felizmente, existem muitos remédios caseiros simples que são usados para obter alívio de seus sintomas. Veja a seguir são alguns dos remédios mais comuns para tratar essa infecção.

 

Melhores remédios caseiros contra a caxumba

 

Figueira sagrada

 

As folhas da figueira sagrada são um excelente remédio caseiro para a caxumba. Elas devem ser colocadas em um pouco de óleo e aquecidas antes de ser aplicada a mistura sobre a área inflamada. Isso pode ser feito duas vezes por dia e deve ficar na pele por cerca de meia hora para obter melhores resultados.

 

Gengibre

 

O gengibre possui propriedades anti-inflamatórias e antivirais, e também ajuda no alívio da dor – por isso é um remédio caseiro muito útil para caxumba. Uma pasta deve ser feita com algumas raízes de gengibre. Aplicando esta pasta sobre as partes afetadas, haverá o alívio imediato da inflamação. O gengibre também pode ser administrado por via oral, fazendo parte da dieta.

 

Pimenta preta

 

A pimenta preta é outro remédio natural muito eficaz para a caxumba. Você deve usar a pimenta do reino em pó misturada na água para fazer uma pasta. Esta pasta deve ser aplicada sobre as partes afetadas – isto irá dar ótimos resultados em um curto espaço de tempo.

 

Feno-grego

 

As sementes de feno-grego são um excelente remédio caseiro para qualquer tipo de infecção, pois contêm propriedades anti-inflamatórias e antivirais. Esta planta também tem outras propriedades benéficas, que tornam as sementes um remédio caseiro muito útil para muitos tipos de infecções virais.

 

Para isso, basta utilizar o pó das sementes de feno-grego para fazer uma pasta com água e aplicar na área afetada. O alivio da dor se dará em algum tempo. Repita este método frequentemente.

 

Bicarbonato de sódio

 

O bicarbonato de sódio tem propriedades anti-inflamatórias fortes, que ajudam a reduzir o inchaço associado à caxumba. Além disso, as propriedades alcalinas do bicarbonato de sódio ajudam a restringir o crescimento do vírus que provoca a doença.

 

Misture uma pitada de bicarbonato de sódio e um pouco de água para fazer uma pasta. Aplique a pasta sobre a área onde há inchaço e deixe agir por dois minutos, antes de lavar com água morna. Faça isso duas vezes ao dia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!