Remédios Caseiros

Veja como preparar um repelente natural contra dengue

Por Redação Doutíssima 07/01/2015

Mosquitos preocupam por transmitirem doenças e também pelo incômodo das picadas que geram coceira. Estão em todos os lugares e são difíceis de controlar. Dentre as doenças que o mosquito pode transmitir, está a dengue, que pode ser fatal. Para afastá-lo, você pode fazer um repelente natural contra a dengue.

repelente natural contra dengue

Repelente inibe a aproximação do mosquito transmissor da dengue. Foto: iStock, Getty Images

Repelente natural contra dengue afasta aedes aegypti

A dengue é causada pelo mosquito aedes aegypti que pica tanto durante o dia quanto à noite. A doença apresenta entre seus sintomas febre alta, manchas semelhantes ao sarampo, dores atrás dos olhos, vômitos, náuseas, tonturas e extremo cansaço.

Além dos cuidados que temos que ter com recipientes que podem acumular água parada que proporcionam ambientes para a procriação das larvas do mosquito, podemos nos prevenir utilizando um repelente natural contra dengue.

Aprenda como preparar o repelente natural contra a dengue e esteja prevenida também contra a aproximação de outros insetos.

Ingredientes:

– ½ litro de álcool

– 10 gramas de cravo-da-índia

– 1 frasco pequeno de óleo infantil de 100 ml

Modo de Preparo:

O modo de preparo do repelente natural contra dengue é o que realmente importa. Pois, é onde se decide a potência do repelente. Ou seja, quanto mais tempo o cravo ficar curtindo no álcool mais forte será o repelente. Então, fique atento a forma de preparo.

Atenção: antes de preparar o repelente e usá-lo verifique se não é alérgico a nenhum dos ingredientes.

Deixe o cravo curtindo no álcool por aproximadamente 4 dias. E durante esses 4 dias faça agitações nos períodos da manhã e da tarde, deixando a mistura descansar a noite. Após os 4 dias, misture o óleo corporal que poderá ser tanto de aloe vera, amêndoas, camomila ou erva-doce e passe apenas uma gota nos braços e pernas.

Repelente natural contra a dengue e outros mosquitos

A opção do óleo corporal escolhida pode influenciar na suavidade do aroma do repelente, por isso, escolha o que mais lhe agrada.

É importante salientar que esse repelente natural contra dengue, repele outros mosquitos também, pois o aroma liberado pela mistura atrapalhada o sentido de orientação do inseto que se guia pelo cheiro exalado pela pele humana.

O repelente natural contra dengue ajudará a proteger você e a sua família inibindo o mosquito, mas mantenha-se alerta. Existem variações de dengue e a mais grave delas é a dengue hemorrágica.

Após 5 dias o individuo infectado pelo vírus da dengue apresentará além dos sintomas clássicos da dengue, sangramentos e dores abdominais muito fortes indicando um agravamento do quadro de dengue, conhecido como dengue hemorrágica.

Pessoas que contraíram dengue podem contraí-la novamente. Casos de reincidência são mais preocupantes, pois os sintomas se manifestam com maior intensidade podendo levar a óbito em casos mais graves.

Por isso, se você estiver em lugar aberto, aplique o repelente natural contra dengue na pele de quatro em quatro horas, mas se estiver em casa ou outro lugar fechado aplique de seis em seis horas.

Lembre-se que não é só o mosquito aedes aegypti que transmite doenças. Os mosquitos podem transmitir patologias como malária, febre amarela, leishmaniose entre outras. Caso apresente qualquer tipo dos sintomas citados procure a unidade médica mais próximas de sua residência.