Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar urticária

Por Redação Doutíssima 21/10/2014

Começa com uma pequena coceira e, quando você vê, está com a pele totalmente avermelhada e inflamada. A urticária é uma condição desconfortável e incômoda que, geralmente, espalha-se por todo o corpo.

Trata-se de uma doença de pele caracterizada por manchas vermelhas, causadas pela súbita libertação de um organismo natural chamado histamina. Felizmente, há métodos caseiros e naturais que você pode adotar para se ver livre desse problema.

urticária

Coçar a área inflamada pela urticária só piora a situação. Foto: iStock, Getty Images

Não coce as feridas da urticária

A liberação de histamina, causa da urticária, pode ocorrer naturalmente ou quando a pessoa entra em contato com algum tipo de alérgeno, como pólen ou picadas de insetos. As pequenas protuberâncias da pele causadas pela urticária geram um prurido que, em casos mais graves, pode se tornar insuportável.

Nessa situação, é preciso ter muito autocontrole para não coçar as feridas, o que piora ainda mais a situação. Se é o seu filho que está com urticária, procure distraí-lo e fazer de tudo para que ele não mexa nas manchas. Dores de cabeça, tonturas, problemas respiratórios, retenção de líquidos e inchaço facial também podem ser sintomas. Em casos graves, o indivíduo também pode ter febre e sofrer problemas digestivos.

Remédios caseiros para tratar a urticária

Os sintomas da urticária, muitas vezes, têm um impacto negativo sobre a vida social da pessoa, já que provocam muita angústia e ansiedade. Você pode consultar o seu médico para aconselhamento detalhado sobre como curar os sintomas como a vermelhidão e a inflamação.

Mas há, também, vários remédios caseiros que podem ser usados ​​para resolver o problema e reduzir a gravidade dos sintomas. Veja quais são as melhores formas caseiras de acabar com a urticária:

Compressa fria

Se você está sentindo muita coceira, pode obter alívio imediato através da aplicação de uma compressa fria na pele, que também pode acalmar a pele inflamada.

Aloe vera

Você também pode aplicar gel de aloe vera sobre a área afetada, para reduzir a inflamação. Sabe-se que o gel de aloe vera tem um efeito refrescante e isso vai proporcionar alívio. É recomendado especialmente se você não consegue ficar sem coçar a área inflamada.

Hidratação

Se o problema surgiu devido a uma alergia alimentar, a gravidade da reação pode aumentar enquanto o alérgeno permanece dentro do seu organismo. Por isso, beba bastante líquidos como sucos de frutas e vegetais frescos, pois isso vai ajudar a se livrar do alérgeno e reduzir o período de recuperação.

Aveia

Coloque duas colheres de sopa de farinha de aveia em uma tigela e adicione meia xícara de água. Certifique-se de que a água é o suficiente para cobrir a aveia e reserve. Após cerca de 10 minutos, aplique-o na sua pele para reduzir a coceira e desconforto.

Amido de milho

O amido de milho tem sido usado há muitos anos no tratamento de todos os tipos de inflamação da pele. Ele pode ser aplicado como um talco, quando a condição não é grave. Mas se o caso é mais sério, é possível fazer um banho com uma xícara de amido de milho combinado com meia xícara de bicarbonato de sódio.