Remédios Caseiros

Remédio caseiro para garganta inflamada: resolva facilmente o seu problema de garganta inflamada, sem sair de casa

Por Redação Doutíssima 11/04/2014

remédio caseiro para garganta inflamadaA dor de garganta devido à garganta inflamada pode ser causada por vários fatores que variam desde gripes e resfriados a complicações mais sérias, como laringite e faringite, por exemplo.

Normalmente, a garganta inflamada causa sintomas como ardência na região da garganta e dor para engolir. Em muitos casos, o uso de um remédio caseiro para garganta inflamada, como os gargarejos, costumam resolver.

Sintomas da garganta inflamada

Entre os sintomas da garganta inflamada, então:

  • Desconforto na garganta
  • Tosse seca, irritativa
  • Dor de garganta ao engolir ou falar
  • Garganta muito vermelha e inchada
  • Pode haver febre baixa (em caso de infecção viral) ou febre alta (em caso de infecção bacteriana)
  • Pode haver mau hálito
  • Pode haver aumento dos gânglios do pescoço

 

Causas da garganta inflamada

Gripe, resfriado, amigdalite, laringite ou faringite são as causas mais comuns da garganta inflamada. Outras causas possíveis são irritação na garganta pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou, então, refluxo dos alimentos para a garganta.

 

Remédio caseiro para garganta inflamada

O gargarejo com água morna e sal pode ser um bom remédio caseiro para garganta inflamada, pois a mistura possui propriedades antimicrobianas que ajuda a limpar a garganta diminuindo os sintomas da doença.

remédio caseiro para garganta inflamadaPor aliviarem os sintomas da dor de garganta e estimularem a função auto-curativa das mucosas, plantas medicinais que possuem propriedades mucilaginosas e antiflogísticas também podem auxiliar a reduzir os sintomas da garganta inflamada de causa viral com febre baixa. Alguns exemplos de plantas medicinais que podem ser um remédio caseiro para garganta inflamada são: malva, sálvia, alteia e camomila, que podem ser utilizadas em forma de chá, na proporção de 1 colher (sopa) da erva escolhida para cada xícara de água fervente.

Outra opção é o de remédio caseiro para garganta inflamada é o chá de limão com mel e gengibre, pois ele possui propriedades antioxidantes e é rico em vitamina C que fortalece as defesas naturais do organismo.

Modo de preparo: Para uma xícara de água fervente, adicione 1 limão fatiado e uma pequena fatia de gengibre. Tampe e espere cerca de 15 minutos. Em seguida, coe e adoce com mel.

Para tratar a dor de garganta, o uso de anti-inflamatórios pode ser necessário. Mas, como recomendação geral, indica-se não beber nada gelado, protegendo-se das diferenças de temperatura sempre que possível. Caso a doença seja frequente, um otorrinolaringologista deverá ser consultado.

 

Veja o que dizem especialistas:

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

E como ela incomoda! Aprenda como aliviar a dor de garganta com remédios caseiros

5 dicas naturais para aliviar a dor de garganta

Garganta Inflamada: sintomas e tratamento

Amigdalite: sintomas e como tratar

5 Remédios naturais contra a gripe e resfriado

Remédios naturais para a gripe

7 Coisas que você precisa saber sobre as plantas medicinais