Clínica Geral > Especialidades

Mais simples ou evidentes: conheça os sintomas da hipertensão arterial

Por Redação Doutíssima 06/06/2014

Considerada uma das doenças mais comuns do mundo, atingindo cerca de um terço da população adulta, a hipertensão arterial tem aumentado sua incidência progressivamente devido a fatores como maior expectativa de vida, maior incidência de obesidade, sedentarismo e maus hábitos alimentares.

Um dos grandes problemas da doença está na identificação dos sintomas da hipertensão arterial. Em muitas vezes, a patologia é assintomática até em fases mais avançadas. Ou seja, não há sintomas da hipertensão arterial que possam ser considerados típicos e, assim, servir de alarme para instigar o paciente a procurar por um médico.

Dores de cabeça, cansaço, tonturas e mal-estar podem sinalizar a hipertensão. Foto: Shutterstock

Dores de cabeça, cansaço, tonturas e mal-estar podem sinalizar a hipertensão. Foto: Shutterstock

Sintomas da hipertensão arterial

A ausência de sintomas da hipertensão arterial leva a patologia a ser caracterizada como uma doença silenciosa. Em sua fase inicial, os únicos sintomas da hipertensão arterial estão nos valores aferidos – geralmente mais altos que o normal. No entanto, como ela não provoca nenhum problema de saúde, o indivíduo raramente mede a sua pressão arterial.

A depender do estágio da doença, os sintomas da hipertensão arterial, quando sentidos, podem indicar dores de cabeça, cansaço, tonturas, dor no pescoço, dor nos olhos, palpitações ou uma sensação de mal-estar e peso nas pernas.

Contudo, em razão de os sintomas da hipertensão arterial serem partilhados com diversas outras doenças, é um erro estimar se a pressão está alta ou normal apenas com base na presença ou na ausência destes sinais. Da mesma forma, uma pessoa que não costuma medir sua pressão arterial, por não ter nenhum sintoma, pode ser hipertenso e não saber.

O fato de algumas pessoas manifestarem dor de cabeça ou mal-estar, mesmo quando apresentam pressão muito elevada, não significa que se tratem de sintomas da hipertensão arterial. Por outro lado, estes mesmos indivíduos podem ter picos de hipertensão assintomáticos sem se dar conta deste quadro. É importante lembrar que a dor aumenta a pressão arterial, sendo difícil saber se a pressão subiu pela dor de cabeça ou se a dor de cabeça surgiu pela pressão alta.

No entanto, os sintomas da hipertensão arterial costumam aparecer somente quando a pressão sobe muito. Nestes casos, podem ocorrer desde dores no peito a quadros de visão embaçada e até sangramento nasal.

Por isto, é de extrema importância que os adultos façam, pelo menos uma vez a cada um ou dois anos, a medição de sua pressão arterial. Se o indivíduo for obeso, fumante, diabético ou se tiver história familiar de hipertensão arterial, a pressão deve ser medida com uma periodicidade maior: cerca de duas vezes por ano.

Riscos

Por ser uma doença assintomática, com o passar do tempo, a hipertensão poderá provocar lesões nos vasos sanguíneos e em órgãos altamente irrigados, ou com uma função importante na circulação sanguínea, como coração, rins e cérebro. A incidência da hipertensão aumenta com a idade, pois as artérias ficam envelhecidas, calcificadas, perdendo a capacidade de se dilatar.

Apesar de não ter cura, a hipertensão, quando diagnosticada e tratada, pode ser controlada. No entanto, somente o médico poderá determinar o melhor método de tratamento para cada pessoa, que nem sempre significa o uso de medicamentos. Junto à medicação, é imprescindível adotar um estilo de vida saudável.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite