Especialidades

Sintomas de diabetes: identifique os sinais da doença no organismo

Por Redação Doutíssima 24/10/2014

Em uma geração atual que muito se fala de hábitos ruins de alimentação e qualidade de vida, não é raro que ouçamos falar sobre fatores de risco, como obesidade e doenças, como o diabetes. Mas, afinal de contas, você sabe realmente o que significa ter diabetes? Sabe quais são os sintomas de diabetes e como é possível combatê-los?

sintomas-de-diabetes

Fique atento aos sintomas e busque tratar o diabetes de forma precoce. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre o diabetes

O diabetes consiste em uma síndrome metabólica de causas múltiplas, que tem como origem a falta de insulina e a incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos no organismo, o que causa como consequência um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

O diabetes surge no organismo porque o pâncreas não é capaz de produzir o hormônio insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do corpo, ou ainda porque esse hormônio não é capaz de agir de maneira adequada (resistência à insulina).

A finalidade da insulina é promover a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, para ser utilizado como fonte de energia. Por isso, se houver falta desse hormônio, ou mesmo se ele não agir corretamente, haverá aumento de glicose no sangue e, consequentemente, o diabetes.

Sintomas de diabetes conforme o tipo

É importante entender que o diabetes se divide em mais de um tipo. A importância dessa informação se dá uma vez que os sintomas de diabetes variam conforme a forma que a mesma se apresente para cada pessoa.

Nos casos de diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito do sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem a esse hormônio. Atualmente, estima-se que o tipo 1 ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

Entre os principais sintomas de diabete do tipo 1, pode ser caracterizado pela vontade de urinar diversas vezes bem como uma sensação de fome frequente e sede constante. Além disso, é possível destacar como sinais indicativosfatores como perda de peso, fraqueza, fadiga, nervosismo, mudanças de humor, náusea e vômito.

Já no caso de diagnóstico de diabetes tipo 2 existe uma combinação de dois fatores: a diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, conhecido como resistência à insulina.

De forma geral, o diabetes tipo 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, contudo, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. O diabetes tipo 2 ocorre em cerca de 90% dos pacientes com diabetes.

Em termos de sintomas de diabetes do tipo 2 é possível citar as infecções frequentes, a alteração visual, conhecida como sensação de visão embaçada, dificuldade na cicatrização de feridas e formigamento nos pés e furúnculos.

Independentemente do tipo de diabetes que possa vir a se manifestar no seu organismo, é fundamental atentar para os sintomas de diabetes para buscar recurso médico da forma mais rápida possível e garantir um acompanhamento profissional de qualidade.

Caso você tenha dúvidas sobre ser ou não portador de diabetes, busque os exames laboratoriais quanto antes você puder. Isso irá retrair o problema.