Clínica Geral

Podem existir bactérias na urina sem que existam sintomas de infecção urinaria?

Por Dr. Rui Farinha 27/10/2014

Existem vários tipos de infecção urinária.

A sua designação depende do órgão infectado.

Qualquer órgão do aparelho urinário pode ser atingido por uma infecção urinária.
Existe uma situação clínica denominada “bacteriúria assintomática”. Esta define-se como a existência de bactérias na urina acima de um determinado valor, sem que exista realmente infecção urinária.
Esta situação clínica é muito frequente nas pessoas mais idosas, e pode dar origem a infecções acompanhadas de sintomas urinários.
Esta presença de bactérias na urina sem que provoquem sintomas, não deve justificar a realização de exames de diagnóstico para rastrear a sua presença, nem deve levar a nenhum tratamento especifico.
Não se devem realizar exames, nem tratamentos porque atualmente existe um número crescente de estirpes resistentes aos antibióticos, devido aos potenciais efeitos secundários provocados por esses mesmos antibióticos e devido ao seu elevado custo.

bactérias na urina

foto: shutterstock

 

A bacteriúria assintomática deve ser tratada rapidamente se surgir durante a gravidez:

 

Estas bacteriúrias podem dar origem a infecções com sintomas e podem dar muitos problemas para o feto e para a mãe.
O feto pode sofrer uma infecção, pode ter baixo peso quando nasce, pode nascer de uma forma prematura e até morrer.
A mãe pode desenvolver anemia e pode sofrer situações graves de infecção renal (pielonefrite).
A mulher grávida deve fazer uma análise de urina denominada urocultura, no primeiro trimestre da gravidez, porque neste período as infecções urinárias podem não provocar sintomas. Estas uroculturas podem ser realizadas apenas uma vez por trimestre, nos trimestres seguintes, uma vez nas fases mais avançadas da gravidez, as infecções urinárias manifestam-se com sintomas e, portanto são de fácil detecção.

 

bactérias na urina

foto: shutterstock

 

Bacteriúrias assintomáticas é frequente nas pessoas que possuem uma sonda na bexiga:

 

Outra situação em que é muito frequente surgirem bacteriúrias assintomáticas, é nas pessoas que tem uma sonda (algália) na bexiga durante muito tempo.
As bactérias  na urina conseguem aderir ao material da algália e aí persistir durante muito tempo, podendo nestas situações surgirem estirpes muito resistentes ao tratamento com antibióticos.

Nestas situações a presença de bactérias na urina é muito frequente e só deverá motivar o início de um tratamento com antibióticos se surgirem sintomas. Um sinal muito importante que pode surgir, é o aparecimento de uma urina muito turva, que deve levar ao tratamento com um antibiótico adequado. Também é muito importante que nestas situações a sonda da bexiga seja mudada o mais rapidamente possível, para diminuir o risco de infecções mais graves.

 

Dicas de alimentos para prevenir a infecção urinária:

 

Água: Para toda prevenção e para toda cura de qualquer doença a água é essencial, para elimnar as bactérias na urina por exemplo.

Cranberry: Essa fruta, e o seu suco, são bastante utilizados para aliviar os sintomas da infeção, e alpem disso é capaz de ‘’limpar’’ à infecção do trato urinário.

Bluberry: Assim como o Cranberry, ele também é capaz de combater a doença. É indicado o uso das duas frutas, em um suco por exemplo.

Abacaxi: Fruta rica em vitamin C, ela é capaz de melhorar o sistema immune, e além disso, reduzir as inflamações.
No aparelho urinário existem muitos outros tipos de infecções, que serão apresentados nos próximos artigos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!