Remédios Caseiros

Faça remédios caseiros para tratar a infecção urinária

Por Redação Doutíssima 23/10/2014

Se você já teve uma infecção urinária, provavelmente nunca mais vai esquecer dos sintomas. Geralmente começa com uma necessidade súbita e frequente de visitar o banheiro. Quando você chega lá, terá apenas um pouco de urina, que geralmente é acompanhada por uma sensação de queimação na bexiga ou uretra. Em casos mais extremos, você pode acabar com febre, calafrios, dor nas costas, e até mesmo sangue em sua urina.

infecção-urinária

Infecção urinária pode provocar muita dor ao urinar. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a infecção urinária

A infecção urinária é a segunda razão mais comum para as pessoas visitarem seus médicos a cada ano. Esta condição pode surgir em homens, mas é muito mais comum em mulheres. A doença ocorre quando a bexiga e os seus tubos de saída são infectados por bactérias presentes no trato urinário.

Entre as possíveis causas estão contágio por relações sexuais, esperar muito tempo para urinar, gravidez, menopausa e diabetes. Os sintomas mais comuns incluem a necessidade frequente de urinar, pequenas quantidades de urina, sensação de queimação ao urinar, mudança na cor da urina, dor abdominal, febre, náuseas e vômitos.

Remédios caseiros para tratar a infecção urinária

O tratamento imediato é necessário para que a infecção urinária não cause danos aos rins. Caso ela dure mais de dois dias, um médico deverá ser consultado. Mas, além do tratamento convencional, muitos recursos naturais podem ajudar a prevenir e tratar essa condição. Conheça alguns:

Bicarbonato de sódio

A infecção urinária não tratada pode infectar os rins e se transformar em um problema muito mais grave. Para ajudar a evitar que esta infecção desenvolva, beba diariamente uma mistura de uma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo de água. Essa mistura pode ajudar a aliviar a sua infecção. A bebida neutraliza a acidez da urina ao longo de sua recuperação.

Abacaxi

A bromelina é uma enzima encontrada no abacaxi pode ajudar a aliviar a infecção urinária. De acordo com estudos, os pacientes que receberam suplementos de bromelina, juntamente com a sua dose habitual de antibióticos, se livraram de sua infecção muito mais rapidamente. Comer uma xícara de abacaxi, além de ser delicioso, pode ajudar a acelerar a cura.

Compressas de água quente

O uso regular de compressas de água quente vai ajudar a minimizar a pressão da bexiga e aliviar a dor causada pela infecção urinária. Uma compressa quente também irá diminuir a inflamação e ajuda a prevenir o crescimento das bactérias que causam a infecção. Coloque um pouco de água quente em uma garrafa ou uma bolsa específica, em seu abdômen, por alguns minutos.

Água

Beba muita água quando qualquer sintoma de infecção urinária aparecer. Tente beber pelo menos oito a 10 copos de água diariamente. Ao beber mais líquidos, você vai urinar com mais frequência, o que é essencial para lidar com este tipo de infecção.

Além disso, sua urina ficará menos concentrada e as bactérias causadoras de infecção serão expelidas para fora do seu sistema. Junto com a água, você pode beber sucos de frutas e vegetais para dar ao seu corpo todas as vitaminas e minerais que ele necessita para combater a infecção.