Sexualidade

Confira 5 dicas para renovar vida sexual

Por Redação Doutíssima 28/10/2014

Em um relacionamento, com o passar do tempo, o sexo começa a se tornar menos intenso e mais monótono e previsível. A diminuição do fogo da paixão, no entanto, não significa que o relacionamento acabou. Em vez disso, é apenas um sinal de que é preciso trabalhar em alguns aspectos e buscar formas de renovar vida sexual.

 renovar-vida-sexual

É normal o desgaste de um relacionamento, mas é possível revertê-lo. Foto: iStock, Getty Images

Por que renovar vida sexual?

É claro que o desejo sexual não vai ser sempre o mesmo dos primeiros anos de relacionamento, mas isso não necessariamente é algo ruim, já que, com mais tempo de convivência, a confiança um no outro também aumenta.

O problema é quando o apetite pelo sexo diminui tanto que afeta a atração de um pelo outro. Nesses casos, deve-se aproveitar a intimidade construída ao longo dos anos. O casal deve estar pronto para experimentar coisas novas com o parceiro, sem medo.

Se você está passando por um momento difícil, em que o sexo passou a ser um mero coadjuvante do seu relacionamento, saiba que você pode trabalhar para reverter esta situação e renovar vida sexual do seu relacionamento. Basta seguir estas dicas que podem te ajudar a reacender a paixão.

Aprenda a renovar vida sexual

1. Mude sua atitude

De imediato, mude a sua postura frente à situação. Pode ser difícil manter a paixão em um relacionamento se você está sempre triste. Brigas constantes muitas vezes podem levar à perda do romance, o que pode comprometer totalmente a sua energia sexual.

Em vez de continuar com este tipo de atitude, culpando o seu parceiro e colocando sobre ele todas as suas frustrações, procure tentar iniciar a mudança por você, buscando ter uma atitude mais positiva. Depois, trabalhe com o seu parceiro para criar um melhor ambiente para os dois.

2. Renove seu relacionamento

Não adianta fugir: todo o casal pode ter um problema vez ou outra. Nem sempre as coisas funcionam da maneira que queremos todas as vezes. Um dos grandes culpados pela decadência da vida sexual de um casal é justamente o desgaste frente a eles.

Para renovar vida sexual e o seu relacionamento, procure lembrar como era no início, como você se sentia quando via o seu amor. E vá além: convide seu parceiro para fazer algo diferente, ou algo que vocês faziam no início do relacionamento.

Pode ser um delicioso jantar no restaurante favorito do casal – que há muito tempo vocês pararam de frequentar – um cinema ou um passeio. Aproveite este tempo para realmente curtir o seu parceiro, sem se preocupar em chegar em casa e voltar às responsabilidades.

3. Cuide de você

Muitas pessoas, especialmente as mulheres, sentem que a sua energia sexual está diretamente ligada com a sua aparência. Se você está insatisfeita com os quilos que ganhou ou o estresse acabando com a sua pele, aí pode estar um motivo.

O que acontece é que você tem o controle sobre alguns desses aspectos. Em vez de deixar sua aparência se tornar um problema, procure dar mais atenção a ela e, assim, você se sentirá melhor. Lembre-se que o importante aqui é a autoestima, mas certamente seu parceiro também ficará feliz com as mudanças.

4. Compartilhe uma fantasia

Muitas pessoas têm uma fantasia que gostariam de experimentar entre quatro paredes, mas, na maioria das vezes, não contam para o seu parceiro. Não importa se você e seu amor estão juntos há cinco dias ou cinco anos – você não pode esperar que ele leia a sua mente.

Você precisa se comunicar, sem medo de julgamento. Quem sabe vocês dois compartilham a mesma fantasia. Verbalizar esses desejos pode ajudar a renovar vida sexual, mas também a paixão de seu parceiro.

5. Tente algo novo

Às vezes a novidade não precisa ser uma fantasia muito inusitada. Uma situação nova, mesmo que possa parecer insignificante, pode fazer a diferença. Pode ser uma nova posição ou roupa íntima – vale tudo no jogo do amor e na tentativa de renovar vida sexual.