Remédios Caseiros

Bolsa-de-pastor: aprenda a fazer remédios caseiros

Por Redação Doutíssima 20/01/2015

A capsella bursa pastoris, nome científico da conhecida bolsa-de-pastor, é uma erva perene com pequenas folhas em forma de coração. As folhas têm uma semelhança com a mochila carregada por pastores na antiguidade, o que explica seu nome.

Essa erva começa a florescer em abril e é colhida quando seus compostos ativos atingem seus níveis máximos.

A bolsa-de-pastor, depois de colhida, é seca e usada em diversos tipos de remédios caseiros. Isso porque esta erva contém uma série de compostos, como a histamina, os alcaloides, os flavonóides, a tiamina, os taninos, os ácidos orgânicos, os fenóis, os óleos voláteis, além dos sais e vitaminas, todos extremamente benéficos à saúde humana.

bolsa-de-pastor

Tratamento com a erva é positivo, especialmente, para a saúde da mulher. Foto: iStock, Getty Images

Bolsa-de-pastor regula pressão arterial

 

A  partir dessas substâncias, tem propriedades que ajudam a regular a pressão arterial. Além disso, alguns estudos indicam que ela também pode reduzir a inflamação, proteger contra úlceras, e retardar o crescimento de tumores.

Esta planta ajuda muito no tratamento de todos os tipos de hemorragias: nasais, estômago que sangra e menorragia. Ela tem um efeito considerável sobre o útero, ajustando o ciclo menstrual. Em casos de estresse ou ansiedade, o uso de misturas feitas a partir dela também é recomendado.

Além disso, em caso de picadas de insetos, a inflamação pode ser atenuada com compressas feitas a partir da bolsa-de-pastor. Veja quais são os principais remédios caseiros feitos com esta erva.

Chá

 

 

O chá feito a partir desta erva pode atuar no tratamento da maioria das condições sobre as quais a planta é considerada benéfica. Para isso, basta ferver três colheres de sopa da erva em um litro de água, isso por alguns minutos.

Depois é só coar e consumir cerca de três xícaras de chá durante o dia. Você também pode usar o chá em compressas para atenuar problemas de pele e para banhos de assento.

Tintura

 

Se você quer ter os benefícios desta planta fantástica por bastante tempo, pode preparar uma tintura. Para a tintura de bolsa-de-pastor, é necessário usar a erva recém-cortada e dissolver em álcool aquecido a 60 graus. A mistura é então deixada a macerar durante 10 dias.

Após este tempo, é necessário guardar a tintura em um frasco, esse necessariamente de vidro escuro. A dose recomendada é de três colheres da tintura, dissolvidas em água com algumas gotas de limão e mel. Para o tratamento externo, seis colheres de tintura são colocadas em água fria.

Outros remédios caseiros com bolsa-de-pastor

 

Além de usá-la na forma de chá e tintura, em casos de sangramento devido a hemorroidas e pequenas enemas intestinais, um banho de água morna contendo a infusão de bolsa-de-pastor é um tratamento eficaz.

Também, as mulheres que têm seios inchados durante a amamentação devem usar a infusão da planta e aplicá-la  nas mamas em pequenas quantidades. Os tratamentos baseados em bolsa-de-pastor devem durar cerca de 15 dias consecutivos – após o 15º dia uma pausa é necessária. As mulheres devem começar o tratamento 10 dias antes de seu ciclo menstrual.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!