Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar a gengivite

Por Redação Doutíssima 14/11/2014

Passar o fio dental depois da escovação é algo indispensável para a higiene bucal, mas mesmo assim muita gente esquece de fazê-lo. Esse descuido faz com que sangramentos na gengiva apareçam, ocasionando algumas doenças, como a gengivite. No estado inicial, o tratamento é simples, mas existem muitos remédios caseiros que previnem seu aparecimento.

gengivite

Os sintomas da gengivite podem ser combatidos com remédios caseiros. Foto: iStock, Getty Images

Saiba mais sobre a gengivite

A doença é uma inflamação na gengiva, que pode progredir e atingir os ossos que sustentam os dentes. A gengivite é causada por uma placa (uma película incolor de bactérias que se forma nos dentes e na gengiva), que, caso não removida, produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva.

Essa placa é causada, principalmente, pela má higiene bucal, cáries e pelo cigarro, mas outro hábito que pode favorecer seu aparecimento é aplicar muita força na hora da escovação. Isso pode causar retração da gengiva, expondo a raiz dos dentes. Alterações hormonais que ocorrem na puberdade ou na gravidez são outros fatores que podem favorecer o surgimento da gengivite.

Os sintomas mais comuns são inchaço, vermelhidão, sangramentos e dor ao redor dos dentes. No seu estágio inicial, os danos podem ser revertidos, caso o tecido conjuntivo não tenha sido atingido.

Por isso, é importante consultar um dentista assim que os sintomas forem percebidos, pois se a condição não for tratada, pode evoluir para uma periodontite. Para prevenir a gengivite, algumas dicas simples e remédios caseiros podem ajudar.

Remédios caseiros para tratar a gengivite

Água oxigenada

Um ótimo tratamento caseiro é, após a escovação, esfregar um pedaço de algodão molhado em água oxigenada nos dentes e na gengiva. A água funciona como substituto dos enxaguantes bucais como o Listerine e o Cepacol.

Isso vai ajudar a eliminar as bactérias e é menos agressivo do que o uso de um enxaguante bucal. Não é necessário enxaguar a boca com água após este processo, mas você pode fazê-lo se não gostar do sabor da água oxigenada.

Cravo-da-índia

Mergulhe os cravos-da-índia em água fervente por aproximadamente 10 minutos e utilize este chá para fazer bochechos de duas a quatro vezes por dia para aliviar os sintomas da gengivite.

Óleo de coco

Em caso de dores extremas, existe uma formula caseira que utiliza óleo de coco. Faça massagens no local inflamado da gengiva com este óleo, que tem efeito calmante e anestesiante. Ele ajuda a passar a dor, melhorar a circulação do local e acelera o processo de cura. Outro produto que pode ser usado desta mesma forma descrita é a tintura de calêndula.

Alcaçuz

O chá de alcaçuz também é um ótimo remédio para prevenir a gengivite, pois possui propriedade anti-inflamatórias e cicatrizantes, que vão ajudar a combater os sintomas. Coloque duas colheres de sopa com as folhas da planta em um litro de água. Deixe ferver por alguns minutos.

Apague o fogo e, depois de esfriar, coe e utilize o chá como enxaguante bucal. Para que tenha efeito, é necessário escovar muito bem os dentes após todas as refeições e passar o fio dental entre todos os dentes ao menos antes de se deitar.