Remédios Caseiros

Aprenda a preparar remédios caseiros para tratar manchas de pele

Por Redação Doutíssima 14/10/2014

É normal que, em qualquer pessoa, com o passar dos anos, surjam manchas de pele. Geralmente elas aparecem em decorrência da exposição ao sol – mas também podem decorrer do envelhecimento ou da genética. Por serem marcas pequenas, de uma cor diferente ao resto da pele, destacam-se bastante, afetando a autoestima de quem as possui.

manchas-de-pele

Fórmulas caseiras são a melhor opção para acabar com as manchas de pele. Foto: iStock, Getty Images

Por que surgem as manchas de pele?

Quando a pele é exposta à luz do sol, ocorre um aumento na produção de células conhecidas como melanócitos, que aumentam a quantidade de melanina na pele, conferindo a ela um tom mais escuro. As famosas manchas de pele geralmente aparecem em áreas expostas da pele, como o rosto, as costas, o pescoço, o peito, os ombros e as mãos.

Fatores como estresse, gravidez, deficiências de vitaminas e mal funcionamento do fígado são outras possíveis causas das manchas de pele. Para removê-las, há muitos tratamentos disponíveis, como o por meio de cosméticos, peelings ou lasers. Mas eles são bastante caros e podem trazer efeitos secundários. Por isso, uma boa opção é optar por receitas caseiras que podem ser igualmente eficientes na remoção das manchas.

Conheça 3 remédios caseiros que acabam com as manchas de pele

Suco de limão

O suco de limão atua como um agente branqueador orgânico devido à sua acidez natural, que ajuda a aliviar as manchas de pele. Você pode simplesmente espremer um pouco de suco de limão e aplicar diretamente sobre a mancha, com a imersão de uma bola de algodão no suco.

Deixe descansar por cerca de meia hora e lave o local com água fria. Repita isso pelo menos duas vezes por dia, mas tenha paciência e disciplina, pois os resultados começam a aparecer apenas após dois meses. Outra opção para remover manchas escuras é aplicar suco de limão com um pouco de açúcar dissolvido na área marcada, deixando a solução por cerca de meia hora e enxaguando em seguida.

Iogurte

O iogurte, além de um gostoso e saudável alimento, é outra forma de clarear manchas de uma forma natural. Aplique o iogurte natural diretamente sobre as manchas, deixe no local por 20 minutos e depois lave com água fria. Para obter resultados instantâneos e mais satisfatórios, aplique o iogurte sobre as marcas escuras antes de ir dormir e deixe agindo durante toda a noite.

Outra forma de usá-lo é preparando uma máscara de beleza, através da mistura de 1 colher de sopa de iogurte natural, 2 colheres de sopa de aveia em pó e 1 colher de chá de suco de limão. Aplique sobre a pele afetada e deixe por cerca de meia hora. Depois, enxágue com água fria e aplique qualquer creme hidratante que você tiver à disposição, repetindo o processo todos os dias, por dois meses, para obter os melhores resultados.

Mamão

O mamão é conhecido por ser um alimento ótimo para regular o sistema digestivo, mas é também um excelente aliado para a saúde da pele. Ele contém enzimas que vão ajudar a acabar com manchas de pele, manchas senis e acne.

Para aproveitá-lo, esfregue o mamão sobre os pontos escuros. Deixe agir por cerca de 20 minutos e depois lave o local com água morna. Use essa fórmula natural duas vezes por dia e você vai notar que, dentro de pouco tempo, sua pele ficará muito mais limpa e macia.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!