Remédios Caseiros

Aprenda a fazer remédios caseiros para tratar os cabelos fracos

Por Redação Doutíssima 18/10/2014

Ter cabelos fracos, sem vida, quebradiços e cheios de pontas duplas é muito desagradável e pode atrapalhar a sua vida pessoal, causando baixa autoestima. Então que tal se livrar dessa aparência desleixada com alguns truques caseiros e fáceis de fazer? Você pode ficar com os fios brilhosos e sedosos, com aquele visual de quem acabou de sair do salão de beleza – e sem gastar muito.

cabelos-fracos

Receitas caseiras podem ser a saída para os cabelos fracos e sem vida. Foto: iStock, Getty Images

Arroz e coco ralado para fortalecer cabelos fracos

Comece preparando uma pasta feita a partir de arroz, água e coco ralado. Separe 100 gramas de arroz, um litro de água e três colheres de coco ralado. Leve o arroz ao fogo por 20 minutos, acrescentando a água normalmente. Cuide para que o arroz não fique seco, permitindo que ele seja batido posteriormente. Feito isso, espere esfriar um pouco e bata no liquidificador, acrescentando o coco ralado.

Lave seu cabelo normalmente com shampoo e depois do banho, com os cabelos ainda molhados, passe a pasta feita e deixe atuando de 30 minutos a uma hora. O arroz hidrata os cabelos fracos, ao mesmo tempo em que reduz a oleosidade excessiva do mesmo. É rico em ceramidas, que deixa as cutículas dos fios seladas, gerando força, brilho e maciez.

Se quiser aumentar o teor de hidratação dessa fórmula, coloque em um recipiente três colheres (sopa) da mistura já pronta, uma colher (sopa) de mel, uma colher (sopa) de cacau, uma colher (sopa) de glicerina, uma colher (sopa) de queratina e uma colher (sopa) de óleo de coco. Bata tudo e aplique, repetindo o processo anterior. Mantenha a mistura por 30 minutos. Os dois produtos caseiros duram uma semana na geladeira.

Clara de ovo e massagem também são ótimos para cabelos fracos

Uma máscara feita com clara de ovo também promete acabar com os cabelos fracos. Para essa receita vai ser preciso de um ovo, uma colher (sopa) de azeite de oliva e duas colheres (sopa) de mel. Misture tudo e mexa até que esteja uniforme. Passe sobre o couro cabeludo e depois enrole a cabeça por 30 minutos. Em seguida, enxágue normalmente, evitando a água quente, que pode cozinhar o ovo.

Massagens também ajudam os cabelos fracos e quebradiços quando somados a alguns óleos essenciais. O óleo de amêndoas, por exemplo, rico em vitamina B e E, hidrata, fortalece e acelera o crescimento dos cabelos, além de diminuir o volume e deixar macio. Basta massagear o couro cabeludo com um colher (sopa) do óleo essencial de amêndoas durante 15 minutos, lavando em seguida.

Se preferir, faça esse tratamento trocando o óleo de amêndoas por chá de alecrim. Rico em antioxidantes, ele combate à queda do cabelo, diminuindo a ação hormonal do DHT (hormônio masculino que provoca a calvície). Prepare um chá de alecrim e despeje na cabeça, massageando das extremidades até o couro cabeludo. Se quiser, acrescente ainda gotas do óleo essencial de alecrim. Faça isso com os cabelos limpos.

Não importa quais desses tratamentos serão escolhidos para cuidar dos seus cabelos fracos. O importante é que se repita o processo por, pelo menos, uma vez por semana. Assim, seu cabelo permanecerá forte e saudável. Se os fios estiverem muito danificados, o ideal é começar o tratamento no salão de beleza, complementando-o com os remédios caseiros.

E que tal estas dicas abaixo?

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros