Sexualidade

Supere o medo de perder a ereção

Por Redação Doutíssima 01/11/2014

Você pode ter funcionado mil vezes na cama, com desempenhos memoráveis. Mas se, em uma única vez, falhou, isso pode começar a se tornar um problema. O que acontece quando essa falha pontual, que pode ter acontecido por uma série de motivos, dá origem ao sentimento de insegurança durante as próximas relações sexuais, ocasionando no medo de perder a ereção. É uma bola de neve: quanto mais você pensa nisso, maior a possibilidade de isso acontecer.

medo-de-perder-ereção

A ansiedade é o principal problema dos homens com medo de falhar. Foto: iStock, Getty Images

Descubra como se livrar do medo de perder a ereção

Primeiro, é essencial que você saiba que todo homem tem falha de ereção eventual, isso é normal e não é caso para grandes preocupações. Caso isso já tenha acontecido com você, não fique relembrando no momento da transa, pois não quer dizer que você sempre terá dificuldades em manter uma ereção.

Se nunca aconteceu, não fique prevendo o futuro, principalmente na hora H, pois nervosismo e prazer não combinam. Seja qual for a situação, o primeiro passo é aprender a combater a ansiedade.

Exercícios aeróbicos como ginástica e caminhada, podem lhe ajudar com isso, pois a atividade física eleva a produção de serotonina, substância que aumenta a sensação de prazer. Se possível, pratique todos os dias, e sua tranquilidade não irá somente ajudar a evitar o medo de perder a ereção, mas o deixará relaxado para todos aqueles pequenos problemas do dia a dia.

Uma respiração feita da forma correta também faz o teor de ansiedade diminuir, e isso você pode regular  fazer pouco antes ou durante o sexo. Basta inspirar o ar em três tempos, enchendo bem os pulmões. Segure um pouco e depois solte pelo nariz em cinco tempos, esvaziando os pulmões. Limpe sua mente enquanto estiver fazendo essa respiração relaxante e repita essa ação sempre que sentir medo de perder a ereção.

Concentração é fundamental para evitar o medo de perder a ereção

É fundamental controlar bem por onde anda sua mente quando está transando. Foque seu pensamento na sua parceira, em como ela te excita – fantasie com ela, estimule sua mente com isso. Não deixe espaço para inseguranças, pois você tem coisas melhores para fazer. Se estiver comprometido com o momento, você não terá nem tempo de pensar em não ejacular.

Se as coisas acontecerem naturalmente, você se concentrará nas sensações, carícias, calor da pele, movimentos do corpo, sabores e texturas, e seu pênis terá uma estimulação crescente. Consequentemente, haverá uma penetração sem nenhum problema. Mas se ficar pensando na possibilidade de seu pênis falhar, a coisa não vai funcionar.

Sua companheira tem um papel importante no seu processo de superar o medo de perder a ereção . Caso você já tenha perdido a ereção, ela precisará demonstrar confiança e suporte. Deve estimular você, monstrando que você a satisfaz. Há homens que perdem a ereção por não achar que estão dando prazer a seu par, por não perceberem reação nenhuma durante o sexo.

Já deu pra perceber que o mais importante é relaxar, e é isso mesmo. Para superar o medo de perder a ereção, a fórmula é aproveitar tanto o momento, a ponto de nem pensar na possibilidade de falhar. Se a situação começar a ser corriqueira, o ideal é procurar um urologista, que poderá verificar sua condição.


Sites parceiros