Sexualidade

De namoro a divórcio: veja opções de relacionamento online

Por Redação Doutíssima 10/09/2015

Conhecer uma pessoa, marcar um encontro e começar a se relacionar. Esse é o roteiro romântico de muitas pessoas, inclusive das que mantêm um relacionamento online. Hoje em dia, a internet possibilita formas de conhecer pessoas novas, já que várias usam a rede para buscar o amor. E não é só isso. Em alguns casos, a internet facilita o término da relação.

 

Por que buscar o amor na internet?

Sites de namoro online ou aplicativos podem ser uma maneira de conhecer novas pessoas fora de ambientes tradicionais, como escola, trabalho ou universidade. É possível encontrar indivíduos que tenham um perfil semelhante ao seu – gostem das mesmas bandas, filmes e coisas que você faz.

relacionamento online

A internet possibilita que pessoas distantes e com interesses semelhantes se conheçam. Foto: Shutterstock

Em alguns aspectos, conhecer pessoas online é parecido com o que ocorre na vida real. Porém, em outros, o relacionamento online pode ser diferente do chamado “relacionamento tradicional”.

 

Um estudo da Universidade de Montreal, Canadá, revelou que a expansão da Internet está associada ao aumento de taxas de casamento entre pessoas de 20 anos. Em outras palavras, o maior acesso a namoro online, redes sociais e outros meios de se comunicar com estranhos faz com que as pessoas tenham facilidade em encontrar alguém compatível.

 

Por que o relacionamento online está dando tão certo? Antes mesmo do bate-papo, os usuários já conseguem saber algo sobre sua aparência, personalidade e trabalho. Em alguns sites, eles têm a opção de fornecer ainda mais informações pessoais, tais como se querem ou não filhos. Isso é capaz de ajudar a agilizar a ideia de conhecer alguém. É rápido e vai direto ao ponto.

 

A fórmula pode ter futuro. Segundo uma pesquisa do site eHarmony, especializado em namoro online, até 2031 será mais provável encontrar um parceiro online do que offline. De acordo com as projeções, mais da metade das relações terá começado na web, enquanto 38% das pessoas vão encontrar sua alma gêmea através da internet.

 

Relacionamento online: quando termina em divórcio

A prevalência de aplicativos de namoro está ajudando a tornar o namoro mais eficiente, mas isso não necessariamente garante sucesso ao relacionamento online a longo prazo. Muitas vezes, a própria internet é a grande vilã de uma relação, principalmente se ela se desenvolver à distância.

 

A internet realmente torna mais fácil o encontro de pessoas, mas da mesma forma é capaz de facilitar o fim da relação e até mesmo o divórcio. Para esse último caso, porém, a solução também pode ser encontrada na rede.

 

O site Divórcio Aqui, por exemplo, é uma plataforma que trabalha com processamento de documentos via internet, agilizando os divórcios consensuais. O serviço alcança qualquer cidade brasileira, e já encaminhou mais de dois mil pedidos.

 

Para utilizá-lo, é necessário apenas que o divórcio seja consensual e que o casal não tenha filhos menores ou incapazes. A ferramenta pode ser utilizada por brasileiros ou estrangeiros que se casaram no Brasil, mesmo que já não mais aqui residam.

Ela ajuda, e facilita, nessa etapa que é bastante complicada para muitos casais. É mais um ponto para a internet, que cada dia facilita mais os relacionamentos e até mesmo o seu fim.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar! 

 

É fã do Doutíssima? Acompanhe o nosso conteúdo pelo Instagram!