Receitas

Inove no seu almoço e aprenda a fazer 3 receitas com curry

Por Redação Doutíssima 05/11/2014

O curry é um tempero originário e muito consumido na Índia e em outras partes da Ásia, sendo o resultado de uma mistura interessante de especiarias. A cor amarela do tempero original vem da cúrcuma e o sabor é conquistado pela mistura de diferentes pimentas, gengibre, canela, erva-doce, cardamomo, cominho, coentro e feno-grego.

No Brasil, é possível encontrar receitas com curry em versões acrescidas de noz moscada, cravo da índia e mostarda, deixando o tempero também muito saboroso.

Tempero pronunciado é a marca principal da culinária indiana

Tempero pronunciado é a marca principal da culinária indiana. Foto: iStock, Getty Images

Essa especiaria de sabor exótico ainda é benéfica para a saúde. Estudos indicam que o tempero possui substâncias anticancerígenas, que combatem as doenças do sistema cardíaco e são uma barreira para o avanço do mal de Alzheimer.

As pimentas, a canela e o gengibre são termogênicos, ou seja, aumentam a temperatura corporal e ajudam no emagrecimento. Com todos estes benefícios, confira estas receitas com curry e inclua este tempero no seu cardápio.

Dicas de receitas com curry

– Curry e arroz

Ingrediente

4 xícaras de arroz

1 colher de sopa de curry

1 dente de alho

1 cebola pequena

Óleo, azeite e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Coloque o azeite na panela e refogue a cebola e o alho. Acrescente o arroz e o curry, refogue por alguns instantes e cubra com água. Cozinhe no tempo indicado pelo produto, cuidando para ficar no ponto. Sirva esta das receitas com curry ainda quente.

– Curry e alcatra de micro-ondas

Ingredientes

800g de alcatra em cubos

1 pimentão vermelho picado em pedaços grandes

1 pimentão verde picado em pedaços grandes

1 cebola picada

½ xícara de leite

1 colher de amido de milho

1 colher sopa de curry

2 colheres de sopa de azeite

Cebolinha, sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Coloque a carne, o azeite, a cebola, os pimentões, o sal, cebolinha e pimenta a gosto em um refratário próprio para micro-ondas. Tampe e leve à potência máxima por 15 minutos, mexendo na metade do tempo.

Enquanto isto, misture o curry, o leite e a maisena e jogue sobre a carne. Leve o refratário de volta ao micro-ondas, sem a tampa, por mais 5 minutos ou até a carne e os legumes estarem bem macios. Pronto: mais uma das receitas com curry para você.

– Curry e frango

Ingredientes

500g de peito de frango picado

1 colher de sopa de curry

3 dentes de alho

1 cebola pequena picada

Meia caixa de creme de leite

100 ml de caldo de galinha

Salsa picada e sal a gosto

Um fio de azeite

Modo de Preparo:

Refogue o alho e a cebola com o fio de azeite. Quando começar a dourar, coloque o frango picado e o sal. Siga mexendo para não grudar na panela até o frango ficar cozido. O ideal é fazer em uma panela antiaderente.

Também vá acrescentando o caldo de galinha para ir soltando do fundo enquanto cozinha. Quando já estiver no ponto, acrescente o creme de leite e o curry. Mexa bem até ficar bem homogênio. Prove e, se precisar, acerte o sal. Sirva esta das receitas com curry a seguir com a salsa picadinha.