Receitas

Veja as receitas mais práticas para a ceia de ano novo

Por Redação Doutíssima 31/12/2014

A ceia de ano novo é sempre uma questão importante a se decidir. Na hora de escolher por um prato ou outro é importante levar em consideração o local onde ele será feito. Praia, cidade, clube ou interior pedem pratos diferentes.

A única coisa certa é que a ceia é um bom momento para curtir em família ou com amigos, fazer uma oração e agradecer pelo ano que está acabando.

ceia de ano novo

Receitas especiais para celebrar a noite da virada em grande estilo. Foto: iStock, Getty Images

Ceia de ano novo pede alimentos leves

 

A ceia de ano novo pede lentilha e uma carne branca e leve, exceto frango, como manda a tradição. Mas pratos frios, como canapés e saladas, também caem bem, ainda mais se você for passar a virada do ano na praia. O mais importante é que a refeição servida seja feita com carinho e leve o paladar do visitante em consideração.

Cerveja é a preferência nacional para acompanhar a ceia de ano novo. Mas não dá para esquecer que há crianças, idosos e pessoas que não bebem. Uma boa opção é servir água aromatizada com lima, limão e hortelã. Na hora do brinde da virada, um espumante bem gelado é a pedida!

Aprenda 3 receitas para a sua ceia de ano de novo

 

Pense sua ceia de ano novo com carinho e faça uma mesa decorada, pode ser temática ou não. Opte por uma entrada, um prato principal leve e apenas uma sobremesa. Confira 2 receitas que você pode incorporar na sua ceia:

1.Lagarto recheado com frutas

 

Ingredientes

– 1,5 kg de lagarto, aberto em manta

– 2 xícaras de vinho branco

– 2 maçãs verdes

– 4 pêssegos

– 100 gramas de castanha-do-pará picada

– suco de 1 limão

– margarina

– sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo

 

Tempere o lagarto com vinho, o sal e a pimenta. Deixe descansar na geladeira, coberto com papel filme, por uma hora. Numa tigela, pique e misture todas as frutas com uma colher e meia de margarina.

Depois, abra o lagarto e coloque as frutas. Enrole e sele na panela com mais uma colher e meia de margarina. Após, leve a carne ao forno enrolada no papel alumínio por uma hora.

 

2.Arroz de Romã

 

Ingredientes

– 1 xícara de arroz selvagem cozido

– 1 e ½ xícara de arroz branco cru

– 1,5 l de água

– 1 cebola picadinha

– 1 dente de alho amassado

– manteiga sem sal

– sementes de 4 romãs

– 2 colheres de sopa de xarope de romã

– sal a gosto

Modo de Preparo

Ferva a água e após acrescente o xarope de romã e sal. Reserve. Refogue o alho e a cebola na manteiga e quando estiver dourado junte o arroz branco. Em seguida misture a água de romã que estava reservada. Quando o arroz branco estiver quase pronto acrescente o arroz selvagem já cozido em separado. Decore com as sementes de romã.

 

3. Farofa de abacaxi

 

Ingredientes

– ½ kg de abacaxi em cubos pequenos

– 1 e ½ de farinha de mandioca torrada

– 2 cebolas bem picadinhas

– 1 maço de tempero verde picadinho

– margarina

– azeitonas sem caroço

– sal

– pimenta

Modo de Preparo

Doure a cebola com a margarina, junte o abacaxi e deixe refogar por cinco minutos, mexendo sempre. Após acrescente a farinha de mandioca. Tempere com sal e pimenta. Por fim, junte o temperinho verde e a azeitonas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!