Clínica Geral

Conheça as causas e aprenda a evitar a dor no pescoço

Por Redação Doutíssima 01/01/2015

A dor no pescoço é um problema comum que afeta grande parte da população em algum momento da vida e que não é causada apenas pela má postura. Geralmente, ela está relacionada com a tensão muscular provocada por situações como excesso de estresse, dormir em uma posição diferente ou utilizar o computador por muito tempo.

Devido a forte tensão, a correria e o estresse do dia a dia, a dor no pescoço é a segunda maior reclamação nos locais de trabalho, perdendo apenas para as dores nas costas.

dor no pescoço

De má postura a estresse, muitas podem ser a causa do desconforto. Foto: iStock, Getty Images

Dor no pescoço pode estar ligada ao estresse

Por se tratar de uma área sensível as alterações de humor, a dor no pescoço tem ligação direta com o estresse e a ansiedade, o que o torna mais vulnerável a ocorrência de torcicolos, que são espasmos musculares, ou contraturas na musculatura.

Isto porque os músculos localizados atrás do pescoço têm de estar sempre tensos para suportar a parte de cima do corpo.

Quando eles trabalham além da conta, sofrendo contrações constantes de fundo nervoso, sofrem estresse ou realiza um movimento meio brusco, em que a musculatura se contrai e não relaxa, a dor é inevitável, podendo ainda ser irradiada para os ombros ou ainda resultar em dores de cabeça.

A região cervical está mais sujeita a dores e contraturas musculares devido à friagem e, principalmente, episódios de alta tensão psicológica.

Além disto, a falta de alongamento da musculatura, a fraqueza muscular e vícios de postura do dia a dia, o modo como a pessoa fica na frente do computador, a posição em que assiste TV são fatores que também predispõem o indivíduo a sentir dor no pescoço.

A dor no pescoço também pode ter causas mais graves, como doenças da coluna, hérnia de disco ou infecções, como amigdalite, osteomielite ou meningite. Artrite e outras doenças reumáticas também podem causar este quadro de dor.

Por isto, quando a dor no pescoço se mantém por mais de uma semana, ou não melhora coma a aplicação de compressas mornas e ingestão de analgésicos, procure um ortopedista para iniciar o tratamento adequado.

Dicas para evitar a dor no pescoço

Para driblar e prevenir possíveis dores no pescoço, algumas medidas podem ser adotadas durante o dia a dia. Uma delas é se agasalhar bem em dias frios e evitar pegar friagem. Quem trabalha o dia inteiro em frente ao computador, deve fazer pausas para movimentar ombros e pescoço lentamente, por alguns minutos, a cada duas horas.

Com este simples hábito, é possível aliviar a tensão que normalmente se acumula ao longo do dia. Aquelas pessoas que costumam passar horas no trânsito também não podem se descuidar do pescoço. Além do cinto de segurança, é importante contar com um encosto de cabeça devidamente ajustado ao corpo, mantendo os braços esticados e as mãos firmes no volante.

Caso a dor esteja muito forte, evite dirigir para não aumentar o quadro de dor. A realização de massagens suaves, com óleos aromáticos ou antiinflamatórios em gel ou creme, costuma contribuir para o alívio da dor.

Outra medida eficaz para minimizar e evitar o problema é praticar regularmente atividades de relaxamento para a mente e o corpo. Isto pode ser feito por meio de terapias alternativas, hobbies, ou simplesmente se dar ao luxo de descansar mais.

Também opte por fazer uso de um bom travesseiro durante a noite, sendo que a escolha do modelo não deve ser nem muito fino, nem muito grosso. O recomendado é que se durma de lado com um travesseiro que se encaixe bem entre a extremidade do ombro e o início do pescoço.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!