Clínica Geral

Osteomalacia gera enfraquecimento dos ossos. Saiba mais!

Por Redação Doutíssima 06/01/2015

Osteomalacia é uma doença provocada pela deficiência de vitamina D e pode levar ao enfraquecimento e desmineralização dos ossos, tornando o indivíduo mais vulnerável a fraturas. Em crianças essa deficiência leva ao desenvolvimento do raquitismo.

Osteomalacia como consequência de doenças

Como dito, a principal causa é a deficiência de vitamina D. A vitamina D é responsável pelo aproveitamento de cálcio e na falta dela o cálcio passa a não ser absorvido de forma correta nos intestinos. Mas também, a osteomalacia pode ser também consequência de hepatopatias crônicas, insuficiência renal e até mesmo de câncer.

osteomalacia

Doença é causada principalmente pela deficiência de vitamina D. Foto: iStock, Getty Images

Principais sintomas

Fraqueza muscular e dores ósseas estão entre os principais sintomas desta doença. Porém, se o nível de cálcio estiver muito abaixo do recomendado, ainda poderá ocorrer dormência ao redor dos lábios, braços e pernas. Essa deficiência de cálcio também provocará espasmos musculares nas mãos, pés e garganta.

E por fim, em casos mais graves, fraturas ósseas após traumatismo mínimo. Já em adultos pode ocorrer dificuldade para manter-se em pé. Quando a criança desenvolve o raquitismo além das fraturas os baixos níveis de vitamina D e cálcio podem provocar dificuldade respiratória e redução de crescimento.

A osteomalacia pode ser facilmente confundida com osteoporose. Por isso, o médico fará exames mais minuciosos para evitar equívocos. E quais são esses exames?

Exames de sangue onde poderá observar índices de fósforo, cálcio, fosfatase alcalina, bem como radiografias que poderão mostrar microfraturas nos ossos e também pode recorrer ao histórico clinico da família para identificar alguma pré-disposição de desenvolvimento dessa doença.

Como tratar a doença

Após o diagnóstico o médico poderá dar inicio ao tratamento aumentando os níveis de fósforo, fosfato e vitamina D através de dietas. Em alguns casos específicos quando há maior dificuldade de absorção vitamínica, injeções de vitaminas pode ser a melhor solução.

Como prevenir a osteomalacia

Osteomalacia ocorre em pessoas que pouco se expõem ao sol ou que ficam a maior parte do tempo em repouso devido a alguma outra doença. O sol é uma das maiores fontes de vitamina D, por isso a exposição moderada ao sol é tão importante.

Mas esse déficit de vitamina D e minerais pode ser resolvido com complementos minerais indicados pelo médico responsável. As dietas também são boas indicações nesse caso. Alimentos como manteiga, atum, salmão, óleo de fígado de peixe contém vitamina D e outros minerais que o corpo humano precisa.

Se o paciente tiver uma prolongação dessa deficiência de vitaminas a desmineralização do tecido ósseo pode provocar deformações ósseas como membros arqueados, coluna vertebral e tórax.

Para se prevenir contra essa doença basta manter uma alimentação equilibrada e ficar atento à manifestação dos sintomas. Evite administração excessiva de vitamina D, pois a intoxicação pode levar a problemas graves. E se você desenvolver essa doença siga corretamente as orientações feitas pelo seu médico.

Para evitar o raquitismo proporcione ao seu filho momentos que ele possa brincar ao ar livre juntamente com uma alimentação rica em minerais e demais nutrientes necessários para o seu desenvolvimento saudável. Levo-o periodicamente ao médico para avaliações clinicas de rotina para acompanhar possíveis alterações e assim prevenir o surgimento de outras doenças.