Esporte

Acqua yoga promove trabalho muscular de baixo impacto

Por Redação Doutíssima 07/11/2014

A água é conectada com as nossas próprias emoções, já que temos uma ligação com ela desde que nascemos. Desse modo, a acqua yoga alia os benefícios da yoga convencional, que tem o objetivo de controlar o corpo através da meditação, com o trabalho feito dentro da água.

O interessante da acqua yoga é que, como o peso dentro da piscina é reduzido, o praticante é forçado a encontrar dentro de si um ponto fixo para suporte. Essa prática estimula a ir muito além do grau de flexibilidade, liberando energias reprimidas e melhorando a circulação sanguínea.

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Modalidade é uma ótima forma de relaxar e se exercitar. Foto: iStock, Getty Images

O relaxamento aquático é bastante benéfico, já que proporciona uma conexão com nossa memória subconsciente e com nosso interior. Essa nova modalidade de yoga pode ser praticada em qualquer tipo de água.

Como funciona a acqua yoga

Parte da aula consiste em poses que são praticadas em flutuação. Outra parte é feita com os pés no chão. Os exercícios podem ser individuais, em duplas ou grupos.

Os benefícios da acqua yoga são: a melhora do equilíbrio, postura, flexibilidade, força, respiração, concentração e consciência corporal, enquanto o corpo e a mente se conectam. O ideal é que essa prática seja desenvolvida em águas mais mornas, entre 34 e 36 graus, pois a água quente é mais relaxante.

Essa prática pode ser feita em todas as idades, trazendo benefícios ao comportamento – diminuindo a timidez, insegurança e falta de criatividade. Para idosos, a aula possui muitas vantagens: melhora doenças nas articulações, como artrites, artrose e problemas psicológicos envolvendo depressão e baixa auto-estima.

Movimentos da acqua yoga

A aula mistura de movimentos estáticos e leves, combinados com mantras, respiração, relaxamento e meditação. Os movimentos costumam ser bastante exigentes, porque para manter a boa postura o praticante precisa ter habilidade para manter a cabeça fora da água.

A respiração é um dos pontos principais da acqua yoga. O trabalho respiratório é de grande importância, principalmente nos exercícios de meditação, onde são realizados alongamentos de pescoço e ombros.

A única contraindicação dessa prática é para pessoas que não são adeptas ao meio aquático. Crianças, por exemplo, podem realizar essa prática contanto que deem pé na piscina ou que saibam nadar.

A acqua yoga pode ser praticada até mesmo na banheira, na hora do banho. Basta enchê-la bem quente, com bastante vapor, acender velas e aromatizantes ao redor e colocar uma música calma.

Ali, você vai poder realizar exercícios de respiração, flexibilidade e relaxamento, esquecendo totalmente dos seus problemas. É importante ter esses momentos para praticar meditação e se desligar do mundo exterior. Isso ajuda na saúde física e espiritual.


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